Dos olhares sobre a infância ao olhar da infância

Autores/as

  • Ângela de Alencar Araripe Pinheiro
  • Lis Albuquerque Melo
  • Débora Pinho Arruda
  • Rafaela Tavares Nóbrega
  • Sacha Lima Pinheiro

Palabras clave:

representações sociais, infância, políticas públicas

Resumen

Neste artigo, objetivamos identificar a(s) representação(ões) social(is) que as crianças têm e podem compartilhar acerca da infância; trata-se de uma
nova perspectiva na pesquisa sobre infância, a qual tem como sujeitos participantes as próprias crianças. A pesquisa foi realizada em Fortaleza (CE), numa atividade pública e gratuita de pintura e desenho, a partir de uma metodologia qualitativa. Teve amostra composta por 23 crianças de 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Utilizamos como referenciais teóricos e metodológicos a Teoria das Representações Sociais, estudos acerca da temática da infância, bem como análise de conteúdo temático. Através dos significados atribuídos pelas crianças à infância, foram identificados indícios de algumas representações sociais acerca do tema pesquisado. Acredita-se que esta investigação poderá contribuir para uma maior consistência na elaboração e efetivação de políticas públicas e práticas sociais voltadas para as crianças, a partir da priorização atribuída às suas falas.

Publicado

2020-01-27

Cómo citar

PINHEIRO, Ângela de A. A.; MELO, L. A.; ARRUDA, D. P.; NÓBREGA, R. T.; PINHEIRO, S. L. Dos olhares sobre a infância ao olhar da infância. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 7, n. 13 jan.jun, p. 195–213, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2597. Acesso em: 22 dic. 2024.