Conhecimento e vantagem comparativa

Autores/as

  • Pedro Demo

Palabras clave:

Universidade, Política do conhecimento, Vantagem comparativa

Resumen

Conhecimento, desde o incio da década dos 1990, torna-se vantagem comparativa mais decisiva no mercado competitivo globalizado. É possível produzir mais e melhor com construção e uso do conhecimento, agregando-se ainda a vantagem da redução constante da necessidade de mão de obra. Antes utilizava-se a força de trabalho, agora a inteligência do trabalhador. Na comparação entre os países, talvez o critério mais forte hoje de distinção seja a capacidade de produzir conhecimento próprio, razão pela qual as universidades de pesquisa tomaram a dianteira do mundo acadêmico definitivamente. Trata-se do conhecimento disruptivo, aquele que sabe pensar com autonomia e pode assim confrontar-se com os limites e assumir sempre novos desafios. Esta perspectiva coloca em desuso a ideia comum entre nos de transmissão de conhecimento, porque conhecimento transmitido é apenas informação, por mais importante que informação seja para a sociedade. Entretanto, conhecimento como vantagem comparativa encobre facilmente sua pecha neoliberal, através da qual é aprisionado no mercado, distanciando-se dos reclamos da cidadania. Quem sabe pensar, muitas vezes não aprecia que outros também saibam pensar. É preciso por isso educar o conhecimento, para que sirva cidadania coletiva, não apenas ao lucro competitivo.

Publicado

2020-01-25

Cómo citar

DEMO, P. Conhecimento e vantagem comparativa. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 3, n. 5 jan.jun, p. 191–207, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2516. Acesso em: 25 nov. 2024.