Antropologia, Educação e Estado Pluricultural

notas sobre o sistema educacional brasileiro frente à pluralidade cultural

Autores/as

  • Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza
  • Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

Palabras clave:

Educação escolar, Diversidade, Cultural, Políticas de reconhecimento

Resumen

O final dos anos de 1990 foi marcado por uma explosão de debates em torno do reconhecimento da diversidade cultural brasileira. Tal efeito é resultado do reconhecimento constitucional do país como Estado pluriétnico e pluricultural. Esse debate fez emergir um diálogo entre dois campos do conhecimento - antropologia e educação – introduzindo uma discussão acerca do reconhecimento da diversidade cultural brasileira, tendo a educação escolar como uma instituição responsável por promovê-lo. É, portanto, sobre esse processo que nos debruçamos ao longo deste ensaio, tentando mostrar como este vem se configurando ao longo dos anos. Tal discussão foi conjugada com os dados empíricos levantados em uma escola pública na cidade de Boa Vista, estado de Roraima, caracterizada pela relevante presença de alunos de diferentes etnias indígenas. Concluímos que os instrumentos normativos não são suficientes para efetivar o respeito e o reconhecimento do caráter plural da sociedade brasileira e que a concepção homogeneizadora da mesma prevalece no contexto escolar, mesmo onde a diversidade é apresentada de forma explicita.

Publicado

2020-01-22

Cómo citar

ROCHA FIALHO DE PAIVA E SOUZA, V.; FERREIRA DO NASCIMENTO, R. N. Antropologia, Educação e Estado Pluricultural: notas sobre o sistema educacional brasileiro frente à pluralidade cultural. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 8, n. 16 jul.dez, p. 123–142, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2457. Acesso em: 22 dic. 2024.