Da clausura insalubre à midiatização e ao empreendedorismo moral

a representação de chefs em revistas impressas brasileiras (1960-2010)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52521/22.12192

Palabras clave:

chefs, midiatização, mediação simbólica, empreendedorismo moral, indústria cultural

Resumen

La cultura contemporánea reúne una pluralidad de intermediarios culturales que, al combinar credenciales de autoridad y experiencia, actúan directamente en la producción simbólica de valor y gusto. A partir de la década de 1990, los chefs comenzaron a tener un papel destacado en el escenario de la industria cultural nacional. Este estudio aborda la transición en las representaciones de los profesionales de la cocina en las revistas impresas brasileñas entre la segunda mitad del siglo XX y principios del siglo XXI. Para comprender las principales características de estas transformaciones, se consultaron los fondos de revistas del Sistema Integrado de Bibliotecas de la Universidad de São Paulo. Se observa un progresivo cambio espacial y posicional, así como una importante entrada de estos profesionales a la industria cultural. Hay una performatividad de la televisión y del mercado editorial, ampliando significativamente la producción cultural centrada en el tema de la alimentación y volviéndose decisiva para la consagración y atribución de prestigio social. Esta acción, externa a la cocina del restaurante, está marcada por la heroicización y la celebridad, a través de la cual se lleva a cabo una mediación simbólica marcada por el emprendimiento moral y social.

Biografía del autor/a

Débora Previatti, Universidade Federal da Bahia

Professora da Universidade Federal da Bahia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde.

Citas

AGHA, A. Meet mediatization. J Lang Comm, Amsterdã, v. 31, n. 3, p. 163-170, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0271530911000310. Acesso em: 06 mai. 2024.

ANDRETO, L.; DEL ROIO, M. A revolução está na mesa: o Partido Comunista do Brasil (PCB) e a organização dos trabalhadores em hotelaria (1922-1930). Rev. Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 14, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-9222.2022.e87059. Acesso em: 12 ago. 2023.

ARROZ-FEIJÃO A RIGOR. Revista IstoÉ, dez. 1995, p. 84.

AS COMPRAS de Claudia. Revista Claudia, ago. 1988, p. 88.

ASSOCIAÇÃO INSTITUTO ATÁ. Sobre o Fruto. São Paulo: Instituto ATÁ, 2020. Disponível em: https://fru.to/sobre/. Acesso em: 20 set. 2022.

AUTÊNTICOS sabores franceses. Revista Claudia, dez. 1982, p. 27.

BARRETO, M.; NICOLAU NETTO, M. N.; RIVRON, V. As culturas populares na mundialização: desarrumando esquemas habituais de interpretação. Rev. Pós Ciênc. Soc., São Luís, v. 14, n. 28, p. 13-18, 2017. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/7292. Acesso em: 04 jul. 2021.

BECKER, H. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 232 p.

BESSIÈRE, J. Manger ailleurs, manger "local": la fonction touristique de la gastronomie de terroir. Espaces, tourisme et loisirs, n. 242, p. 16-21, 2006. Disponível em: https://www.tourisme-espaces.com/doc/6162.terroir-gastronomie-tourisme-manger-ailleurs-manger-local.html. Acesso em: 04 jul. 2022.

BIANCHI, L. LIMA DECLARATION - Open letter to the chefs of tomorrow. Mistura Peru, set. 2011. Disponível em: https://www.theworlds50best.com/stories/Events/-lima-declaration-open-letter-to-the-chefs-of-tomorrow.html. Acesso em: 20 set. 2022.

BOLTANSKI, L. Prime éducation et morale de classe. Paris: EHESS, 1969. 152 p.

BOLTANSKI, L.; ESQUERRE, A. Enrichissement: une critique de la marchandise. Paris: Gallimard, 2017. 672 p.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. 424 p.

BOURDIEU, P. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. 3. ed. Porto Alegre: Zouk, 2014. 220 p.

BOURDIEU, P. The rules of art: genesis and structure of the literary field. Stanford: Stanford up, 1996. 432 p.

BOURDIEU, P.; DELSAUT, Y. Le couturier et sa griffe : contribution à une théorie de la magie. Actes Rech. Sci. Soc., Paris, v. 1, n. 1, p. 7-36, 1975. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1975_num_1_1_2447. Acesso em: 15 set. 2022.

BOURGOGNE, um brinde à boa vida! Revista Claudia, nov. 1982, p. 280, p. 288.

BUENO, M. L. Da gastronomia francesa à gastronomia global: hibridismos e identidades inventadas. Cad. CRH, Salvador, v. 29, n. 78, p. 443–462, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-49792016000300003. Acesso em: 15 set. 2022.

CABRAL, S. R.; ANJOS, F. A.; HOSTINS, R. C. L. O cenário da formação superior em gastronomia no Brasil: uma reflexão da oferta. Rev. Hosp., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 1-21, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.750. Acesso em: 06 mai. 2024.

CAVES, R. Creative industries: contracts between art and commerce. Cambridge: Harvard University Press, 2002. 464 p. Disponível em: https://www.hup.harvard.edu/books/9780674008083. Acesso em: 15 set. 2022.

CHAMPION, C. Hors d’oeuvre, essai sur les relations entre arts et cuisine. Gallardon: Menu Fretin, 2010. 112 p.

CHEF À BRASILEIRA. Revista Istoé, abr. 1996, p. 98.

CIAO, CIAO, Gênova: com focàccia e vinho branco. Revista Claudia, mai. 1985, p. 192.

CLAUDIA ENTREVISTA Jamie Oliver. Revista Claudia, mar. 2008, p. 45.

COHEN, E.; CSERGO, J. L’artification du culinaire. Sociétés & Représentations, Paris, v. 34, n. 2, p. 7-11, 2012. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-societes-et-representations-2012-2-page-7.htm. Acesso em: 14 abr. 2022.

COMBY, J. B.; GROSSETÊTE, M. La morale des uns ne peut pas faire le bonheur de tous. Individualisation des problèmes publics, prescriptions normatives et distinction sociale. In: Coulangeon, P.; Duval. J. (org.). Trente ans après La Distinction, de Pierre Bourdieu. Paris, La Découverte, « Recherches », 2013, p. 341-353.

COZINHA BRASILEIRA. Não é feijão-com-arroz. Revista Marie Claire Brasil, out. 1991, p. 178.

CRUMO, C. Distinção, digitalização e legitimação: a incorporação das redes sociais no campo gastronômico brasileiro. Cad. Campo, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.47284/cdc.v23iesp.1.17488. Acesso em: 30 nov. 2023.

DAS AULAS DE CIÊNCIA ao sucesso na Gastronomia. Revista Veja, out. 2013. (Propaganda em revista)

DE GRAÇA, SÓ O JANTAR. Revista Istoé, out. 1996. São Paulo, p. 72.

DROUARD, A. Histoire des cuisiniers en France: XIXe-XXe siècle. Paris: CNRS, 2004. 145 p.

FERGUSON, P. L’ostentation culinaire. Naissance du champ gastronomique. In: DUBOIS, J. ; DURAND, P.; WINKIN, Y. (org.). Le symbolique et le social. La réception internationale de la pensée de Pierre Bourdieu. Liége: Presses universitaires de Liège press, 2015, p. 97-106.

FERRO, R. C.; REJOWSKI, M. Produção científica no campo da gastronomia: em busca de uma configuração. Tur. Visão e Ação, Balneário Camboriú, v. 20, n. 3, p. 500-515, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p500-515. Acesso em: 06 mai. 2024.

FISCHLER, C. Les Socrate de la Nouvelle Cuisine. Le Monde Dimanche, Paris, XVI, 1979. Disponível em: https://www.lemonde.fr/archives/article/1979/12/17/les-socrate-de-la-nouvelle-cuisine_2773423_1819218.html. Acesso em: 15 set. 2022.

FISCHLER, C. L'Homnivore: le goût, la cuisine et le corps. Paris: Odile Jacob, 1990.

GARCIA-GARZA, D. La modernización de la tradición. Algunos apuntes sobre la producción de mezcal. Estudios Sociales. Estud. soc. Rev. aliment. contemp. desarro. reg., Hermosillo, v. 31, n. 57, p. 1-41, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24836/es.v31i57.1065. Acesso em: 06 out. 2023.

GARCIA-PARPET, M. F. Patrimonialização de produtos alimentícios na França: construções simbólicas e reinvenção do passado. In: WOORTMANN, E.; CAVIGNAC, J. (org.). Ensaios sobre a antropologia da alimentação: saberes, dinâmicas e patrimônios. Natal: EdUFRN, 2016, p. 493-542. Disponível em: https://portal.abant.org.br/aba/files/103_00128082.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.

GARCIA-PARPET, M. F.; RAMIRO, P. A. La “cachaça”: boisson d’esclave ou boisson d’élite? Reconversions de “senhores de engenho” do Brejo de l’État de Paraíba au Brésil. Psihologia Socială, Iaşi, n. 42, p. 75-92, 2018.

GNT Canal Globosat. Frugal Gourmet. São Paulo: Revista Istoé, abr. 1997. Propaganda em revista.

GOSTO DE BRASIL. Revista Marie Claire Brasil, mai. 2004, p. 24.

GUILHERME, N.; PORTILHO, F. Ecochefs, tapiocas e a gastronomização da agricultura familiar. In: GARSON, M.; TORQUATO, S. (org.) Alimentação e ciências sociais: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: Autografia, 2018, p. 93-119.

HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Apicuri, 2016. 260 p.

HJARVARD, S. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82929. Acesso em: 06 nov. 2023.

HOLLOWS, J.; JONES, S. ‘At least he’s doing something’: moral entrepreneurship and individual responsibility in Jamie’s Ministry of Food. Eur J Cult Stud, v. 13, n. 3, p. 307-322, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1367549410363197. Acesso em: 02 mar. 2022.

HSU, C. L. Les écoles culinaires françaises: leur rôle dans la transmission et la mondialisation du repas gastronomique des Français. “Regards de Taïwan”, In Situ, Paris, n. 41, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4000/insitu.25349. Acesso em: 11 nov. 2023.

ITÁLIA PAULISTANA: histórias do Brás, do Bexiga e de São Paulo. Revista Veja, 1975, p. 62.

JOHNSTON, J.; GOODMAN, M. K. Spectacular foodscapes: food celebrities and the politics of lifestyle mediation in an age of inequality. Food Cult Soc, Massachusetts, v. 18, n. 2, p. 205-222, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.2752/175174415X14180391604369. Acesso em: 16 jun. 2022.

KARREBÆK, M. S.; RILEY, K. C.; CAVANAUGH, J. R. Food and language: Production, consumption, and circulation of meaning and value. Annu. Rev. Anthropol., Palo Alto, v. 47, p. 17-32, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-anthro-102317-050109. Acesso em: 10 de maio de 2024.

LAGES, M. P. Os chefs e suas criações: mobilidades culinárias nos restaurantes de São Paulo. 2023. 224 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-18122023-180824. Acesso em: 8 mai. 2024.

LEITE, E. S.; MELO, N. M. Uma nova noção de empresário: a naturalização do “empreendedor”. Rev. Sociol. Polit., Curitiba, v. 16, n. 31, p. 35-47, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-44782008000200005. Acesso em: 7 mai. 2024.

LESCHZINER, V. At the Chef ’s Table: culinary creativity in elite restaurants. Stanford: Stanford University Press, 2015. 272 p.

LEWIS, T. Smart living: lifestyle media and popular expertise. New York: Peter Lang, 2008. 169 p.

LIZÉ, W.; NAUDIER, D.; SOFIO, S. Les Stratèges de la notoriété. Intermédiaires et consécration dans les univers artistiques. Paris: Éd. des Archives contemporaines, 2014. 233 p.

LUDERER, C. A. F. O papel dos chefs-celebridades na construção do espetáculo da alimentação: análise discursiva das revistas de gastronomia de luxo. 2013. 458 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4549?mode=full. Acesso em: 8 fev. 2022.

MAPES, G. (De) constructing distinction: Class inequality and elite authenticity in mediatized food discourse. J. Socioling., Hoboken, v. 22, n. 3, p. 265-287, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/josl.12285. Acesso em: 7 mai. 2024.

MATTA, R. Celebrity chefs and the limits of playing politics from the kitchen. In: DÜRRSCHMIDT J., KAUTT Y. (org.). Globalized Eating Cultures. Londres: Palgrave Macmillan, 2019. 380 p.

MICELI, S. Nacional estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 304 p.

MONTANARI, M. Comida como cultura. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2013. 208 p.

NAULIN, S. De quoi parlent les grands chefs? Analyse de la programmation d’événements professionnels gastronomiques. Communication & langages, Paris, v. 206, n. 4, p. 67-83, 2020. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-communication-et-langages-2020-4-page-67.htm. Acesso em: 12 jun. 2022.

O GRANDE chef. Revista Istoé, mar. 1994, p. 94.

OLIVESI, S. Présentation du dossier. La fabrique du goût. Politiques de communication, Grenoble, v. 5, n. 2, p. 5-12, 2015. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-politiques-de-communication-2015-2-page-5.htm. Acesso em: 16 jun. 2022.

ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985. 152 p.

PAGÈS, D. Figures du Chef Cuisinier. D’une autorité civique revendiquée aux engagements citoyens et collaboratifs des « mangeurs ». Quaderni, Paris, v. 95, n.1, p. 95-114, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4000/quaderni.1149. Acesso em: 08 jun. 2022.

PANELA PROFISSIONAL. Revista Istoé, São Paulo, abr. 1996, p. 72.

PANOFSKY, E. Meaning in the Visual Arts. Chicago: UChicago Press, 1983. 384 p.

PANOFSKY, E. Arquitetura Gótica e Escolástica: sobre a analogia entre arte, filosofia e teologia na Idade Média. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 134 p.

POULAIN, J. P. A gastronomização das cozinhas de terroir. In: WOORTMAN, E.; CAVIGNAC, J. (org.). Ensaios sobre a antropologia da alimentação: saberes, dinâmicas e patrimônios. Natal: EdUFRN, 2016, p. 33-56. Disponível em: https://portal.abant.org.br/aba/files/103_00128082.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.

POULAIN, J. P. Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC; 2013. 285 p.

PREVIATTI, D. Chefs à brasileira: o processo de formação de um campo gastronômico (1961-2018). 2019. 411 f. Tese (Doutorado em Sociologia Política) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198997. Acesso em: 08 jun. 2022.

PREVIATTI, D. Entre o nacional e o internacional: a edição de livros de culinária e gastronomia no Brasil. Rev. Pós Ciênc. Soc., São Luís, v. 20, n. 2, p. 439-459, 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/22104. Acesso em: 04 dez. 2023.

PREVIATTI, D. “Il faut sauver la cuisine brésilienne!” La mission gastronomique française au Brésil dans les années 1970. Brésil(s). Sciences humaines et sociales, Paris, n. 18, 2020. Disponível em: http://journals.openedition.org/bresils/8041. Acesso em: 15 set. 2022.

PULICI, C. A alimentação solene e parcimoniosa: práticas gastronômicas como fonte de distinção das elites paulistanas. In: PULICI, C.; FERNANDES, D.C. (org.). As lógicas sociais do gosto. São Paulo: Editora Unifesp, 2019, p. 41-62.

PULICI, C. “Brazil looks at Brazil”? “French-style living” among contemporary arbiters of taste (2000-2015). Sociol. Antropol., Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/cRZqrnHbd5KsDL3g5hjQ8fn/?lang=en. Acesso em: 15 set. 2022.

RECEITAS DO MELHOR COZINHEIRO do mundo. Revista Claudia, São Paulo, set.

, p. 136.

RÉGNIER, F.; MASULLO, A. Obésité, goûts et consommation: intégration des normes d'alimentation et appartenance sociale. Revue française de sociologie, Paris, v. 50, p. 747-773, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.3917/rfs.504.0747. Acesso em: 7 mai. 2024.

ROSATTI, C. G. Circuitos de valorização, comercialização e colecionismo de “móveis de autor”: o reconhecimento internacional do design brasileiro. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 38, n. 111, p. 1-19, 2023a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/3811022/2023. Acesso em: 12 dez. 2023.

ROSATTI, C. G. Design que atravessa fronteiras: editores de móveis como intermediários na circulação internacional da ’criatividade brasileira’. Rev. Pós Ciênc. Soc., São Luís, v. 20, n. 2, p. 414-438, 2023b. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/22103. Acesso em: 12 dez. 2023.

ROTEIRO DE UM “buongustaio” (gourmet). Revista Claudia, out. 1966, p. 147.

SÃO PAULO, um roteiro para você viver melhor. Revista Claudia, São Paulo, out. 1975, p. 11.

SAPIRO, G. Peut-on dissocier l'oeuvre de l'auteur? Paris: Seuil, 2020.

SCHMIDT. Prato de porcelana. São Paulo: Revista Claudia, set. 1987. Propaganda em revista.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982. 242 p.

SEIDL, E.; BARREIROS, B. C. Sobre elites e instituições: caminhos de pesquisa. Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 37, n. 81, p. 1-29, 2024. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/90037. Acesso em: 9 mai. 2024.

SIMIONI, A. P. C. Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira. São Paulo: Edusp, 2022. 360 p.

SORÁ, G.; NOVELLO, A. En los márgenes de Orfila. José Sazbón y el estructuralismo en Nueva Visión. Prismas, Bernal, v. 22, n. 2, p. 211-220, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11336/89654. Acesso em: Acesso em: 12 dez. 2023.

SR. RESTAURANTE. Revista Veja, São Paulo, ago. 1975b, p. 42.

STARISATION. In: Dictionnaires français Larousse. Paris: Éditions Larousse, 2021. Disponível em: https://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/starisation/74483. Acesso em: 26 jun. 2022.

TANAC. Revista Claudia, jun. 1963, p. 83.

TV Manchete. Programa Sucesso. São Paulo: Revista Claudia, ago. 1992. Propaganda em revista.

UMA DESTAS 11 RECEITAS poderá fazer de você uma grande cozinheira. Revista Claudia, abr. 1962, p. 89.

Publicado

2024-06-07

Cómo citar

PREVIATTI, D. Da clausura insalubre à midiatização e ao empreendedorismo moral: a representação de chefs em revistas impressas brasileiras (1960-2010). O Público e o Privado, Fortaleza, v. 22, n. 46, p. 103–128, 2024. DOI: 10.52521/22.12192. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/12192. Acesso em: 22 jul. 2024.