Experience and knowledge of experience teaching in High School Sociology

Critical and reflective notes

Authors

  • Cláudio César Torquato Rocha
  • Isabel Maria Sabino de Farias

Keywords:

Saberes de experiência, Ensino de Sociologia, Docência

Abstract

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os saberes docentes, com destaque para o saber de experiência dos professores de Sociologia. Propõese discutir a seguinte questão: como se referir aos saberes de experiência dos professores de Sociologia do Ensino Médio, no contexto do sistema de ensino público estadual cearense? No percurso da análise são identificados alguns desafios e limites impostos a sua prática pedagógica. Lembra que a chegada dos professores de Sociologia à sala de aula do Ensino Médio foi uma conquista árdua, resultado de um longo processo de lutas por reconhecimento iniciadas ainda na ditadura militar e garantida pela Lei nº 11.684/08 que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei nº 9.394). O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e análise de dados empíricos. O quadro teórico-metodológico está assentado no referencial do professor crítico e reflexivo. As considerações finais apontam para o fato da luta por reconhecimento das disciplinas de Sociologia no Ensino Médio ainda se encontrar em processo e a passos lentos.

Published

2020-01-27

How to Cite

TORQUATO ROCHA, C. C.; DE FARIAS, I. M. S. Experience and knowledge of experience teaching in High School Sociology: Critical and reflective notes. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 24 jul.dez, p. 15–27, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2567. Acesso em: 24 aug. 2024.