Obras hidráulicas nos rios

o papel dos cientistas sociais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.52521/20.10193

Keywords:

Barragens, Cientistas Sociais, Obras hidráulicas nos rios, Comunidades éticas

Abstract

O dossiê  apresenta alguns trabalhos resultado de diálogos entre cientistas sociais do México e do Brasil. Os artigos incluídos aqui são o resultado de uma longa conversa entre cientistas sociais associada ao estudo e gestão de grandes projetos de infra-estrutura ou megaprojetos, construídos sobre rios ou corpos de água. Em 2016, os organizadores deste dossiê, Roberto Lima (UFS) e Roberto Melville (CIESAS) encontraram-se no México e organizaram um primeiro evento no CIESAS da Cidade do México, para explorar as responsabilidades sociais dos cientistas ligados de várias maneiras a estes projetos hidráulicos. No ano seguinte, lançamos uma nova chamada de trabalhos, para nos reunirmos em uma mesa redonda no Congresso Latino-Americano de Antropologia, realizado em Bogotá. E finalmente, estamos agora publicando alguns dos artigos que atenderam à chamada da Revista O Publico e O Privado em 2021.

Author Biographies

Roberto Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduação em Antropologia pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: rio São Francisco, antropologia social, imaginário da água, ações afirmativas e antropologia.

Roberto Melville, Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS)

Profesor-investigador do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) na Cidade do México, Distrito Federal, Doutor em Antropologia Social pela Universidad Iberoamericana(1990)

References

Outras Referências

Published

2022-08-31

How to Cite

LIMA, R.; MELVILLE, R. Obras hidráulicas nos rios: o papel dos cientistas sociais. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 20, n. 42 mai/ago, 2022. DOI: 10.52521/20.10193. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/10193. Acesso em: 22 jul. 2024.