Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

1. A Revista está estruturada em 5 seções: Editorial, Apresentação, Artigos Temáticios e/ou Dossiê, Artigos de Fluxo Contínuo, Temas Livres ( textos/ensaios), Entrevistas, Relatórios de Pesquisa, Traduções - e Resenhas. O Editorial é de responsabilidade de um ou mais Editores da Revista; a Apresentação fica a cargo de organizador(es) de números temáticos ou Editores de Seção. Os Artigos Temáticos e Artigos de Fluxo Contínuo devem ser inéditos e resultantes de pesquisas empíricas e/ou de estudos conceituais relacionados ao campo da sociologia ou de ciências correlatas. Resenhas são textos concisos comentando publicações recentes de interesse da Revista.

2. Os originais devem ser submetidos por meio do sistema on-line formatados em processadores de texto compatíveis com o sistema Windows. Para que seja procedido a avaliação diplo cega dos textos submetidos, é necessário que as informações que identificam autores tais como: nome completo, titulação, instituição a que estão vinculados, endereço eletrônico para correspondência, número do ORCID não estejam presentes no original avaliado e incluídos obrigatoriamente no cadastro dos autores.

3. A aprovação dos textos será efetuada mediante exame inicial de um ou mais Editores da Revista; em seguida, pareceristas ad hoc serão acionados para indicar eventuais revisões necessárias à decisão de publicação.

4. Os artigos publicados na Revista devem ser encaminhados com autorização dos respectivos autores, passando, após aprovação, à propriedade da Revista, ficando proibida a reprodução total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, sem a autorização prévia deste Periódico.

5. Conceitos e opiniões expressos nos diversos artigos, assim como exatidão, fonte das citações e revisão ortográfica, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). 

6. Questões éticas relativas a pesquisas com seres humanos, se for o caso, devem ser acompanhadas da informação de autorização do Comitê de Ética, conforme a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (MS) e de acordo com as diretrizes da Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial.

 

Formato do artigo:

1. São aceitos textos em português, espanhol, inglês e francês. Textos em português, espanhol e francês devem apresentar títulos, resumos e palavras-chave na língua original e em inglês. Artigos em inglês devem conter títulos, resumos e palavras-chave na língua original e em português.    

2. O artigo deve apresentar entre 40.000 e 60.000 caracteres (com espaço), incluindo notas e referências, digitados com espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman corpo 12, margens de 2,5 cm, em processador Word ou compatível.

3. O texto pode ser estruturado (não obrigatoriamente) observando-se as seguintes partes: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusões. Tais seções devem apresentar títulos e eventualmente subtítulos.  

4. O título do artigo deve dar uma idéia precisa do conteúdo do trabalho e ser o mais curto possível.  

5. O Resumo deve ser autocontido, devendo sumariar objetivos, métodos de pesquisa, orientação teórica, resultados e conclusões do trabalho, não excedendo 1.200 caracteres (sem espaço). O resumo deve ser seguido por uma  lista de 2 a 6 palavras-chave. O abstract deve ser uma versão em inglês do resumo em português, com o mesmo limite de tamanho, acompanhado de keywords, que devem ser a tradução para o inglês das referidas palavras-chave. 

6. Devem ser evitadas linhas órfãs (linha única em um parágrafo ou no início ou fim de página).  

7. As Resenhas devem contemplar informes breves sobre livros publicados nos últimos 2 anos, de 5.000 a 15.000 caracteres com espaço.

Referências bibliográficas

A Revista O Público e o Privado segue as diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), recomendando a submissão de artigos em conformidade com a Norma Brasileira (NBR) 6022, de 2018, conhecida como ABNT NBR 6022:2018, que “especifica os princípios gerais para elaboração e apresentação de elementos que constituem artigos em um periódico técnico e/ou científico”. Esta NBR referencia todas as demais normativas necessárias à adequação das contribuições a serem submetidas a este periódico, notadamente: ABNT NBR 6023 (referências bibliográficas), ABNT NBR 6028 (Resumos) e ABNT NBR 10520 (Citações).

 

Outros Elementos do Texto

1. Quadros, gráficos, tabelas, mapas e fotografias devem se integrar ao arquivo do texto, devendo estar em formato eletrônico, devidamente legendados. A legenda deve ser centralizada, numerada e deve conter, se necessário, referência imediata, fonte ou autoria. Aqueles elementos gráficos não incorporados ao texto em formato eletrônico não poderão ser processados e o artigo será devolvido a (os) seu(s) autor(es). 

2. As legendas de quadros, gráficos, tabelas, mapas e fotografias devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

3. Deve ser inserida uma linha em branco entre o quadro, gráfico, tabela, mapa e fotografia e o texto procedente. 

4. Não deve ser deixada uma tabela ou figura sozinha numa página onde ainda há espaço remanescente de pelo menos cinco linhas de texto. 

5. Fontes matemáticas ou outras fontes diferentes das utilizadas nos estilos descritos acima deverão ser integradas ao texto e cópias dos arquivos dessas fontes deverão ser fornecidas juntamente com o arquivo do texto original. 

 

Políticas de seção

As seções da Revista O Público e o Privado obedecem às seguintes diretrizes.

Editorial – texto dos Editores apresentando, do modo mais sintético possível, o que se encontra em cada número da Revista.

Apresentação – trata-se sempre de texto relacionado aos Artigos temáticos de cada número da Revista. Um número temático compreende artigos agrupados em torno de um tema aglutinador. Além dos editores, estes números contarão com o apoio de organizadores específicos que acompanharão especialmente o processo de avaliação por pares e eventuais revisões dos artigos, bem como se responsabilizarão pela redação do texto de Apresentação apontando o objetivo pretendido com o número temático e sintetizando as ideias dos artigos que o compõem.

Artigos temáticos – textos inéditos decorrentes de pesquisas acerca de tema previamente definido pela Revista para a composição de seus números temáticos. Seguindo as mesmas diretrizes de formatação dos Artigos de fluxo contínuo, os Artigos temáticos serão igualmente avaliados por pares.

Artigos de fluxo contínuo – textos inéditos na forma de artigos e comunicações de pesquisas que apresentem contribuições relevantes e inovadoras para a área da sociologia e demonstrem rigor teórico e metodológico em sua construção.

Temas livres – esta seção aceita textos (ensaios) menores que os artigos e se abre também a outras áreas de conhecimento, desde que apresentem aspectos relevantes para a sociologia.

Entrevistas – transcrições de entrevistas realizadas com acadêmicos/intelectuais ou figuras públicas cujo trabalho represente perspectivas ou contribuições relevantes para debates sociológicos acerca do público e do privado, incentiva-se que tais entrevistas referenciem a obra do(a)s entrevistado(a)s e outras com as quais ela dialoga, mencionando devidamente as eventuais referências bibliográficas arroladas.

Traduções – textos previamente publicados em língua estrangeira, que detenham a autorização expressa de publicação em português neste periódico e se relacionem com uma ou mais perspectiva de debate sociológico.

Relatórios de pesquisa - textos que apresentem ( de 30.000 a 60.000 caracteres com espaços) resultados  recentes de pesquisas na área da sociologia e ou de ciências correlatas.

Resenhas – textos concisos (de 5.000 a 15.000 caracteres com espaço) apresentando publicações recentes na área da sociologia ou de ciências correlatas.

 

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.