Periferias, tráfico de drogas e redes criminais
diversificação de produtos, acumulação e controle social em Fortaleza, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.52521/opp.v22n47.4443Schlagworte:
Tráfico, Drogas, Redes, Controle, FortalezaAbstract
O trabalho visa explorar as transformações do mercado varejista de drogas ilegais em Fortaleza, Ceará, nos últimos vinte anos e sua importância para a compreensão da emergência e conformação de um novo arranjo criminal no estado a partir de 2014. Privilegiando as representações e experiências dos traficantes varejistas das periferias da capital cearense, através de uma pesquisa realizada entre os anos de 2016 e 2019 em quatro bairros da cidade, o artigo destaca, por um lado, a importância do processo histórico de diversificação da oferta de mercadorias ilegais para os estudos sobre a atuação das redes criminais, e, por outro, os ajustamentos e dispositivos de controle que permeiam os engajamentos desses sujeitos a uma nova maneira de condução e gestão do crime nos bairros periféricos da região Nordeste do Brasil.
Literaturhinweise
BARREIRA, César. Crueldade: a face inesperada da violência difusa. Revista Sociedade e Estado. Curitiba, vol. 30, n. 1, pp. 55-74, 2015.
BIONDI, Karina. Proibido roubar na quebrada: território, hierarquia e lei no PCC. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2018.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. São Paulo: Papirus 1994.
_______________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
COELHO, Edmundo Campos. A oficina do diabo e outros estudos sobre criminalidade. Rio de Janeiro: Editora Record, 1979.
DIOGÉNES, Glória. Cartografias da cultura e da violência: gangues, galeras e o movimento Hip Hop. Fortaleza: Annablume, 2001.
FELTRAN, Gabriel de Santis. Crime e castigo na cidade: os repertórios da justiça e a questão do homicídio nas periferias de São Paulo. Cadernos CRH, v. 23, p. 59-73, 2010.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_________________. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FRAGA, Paulo César Pontes. Plantios ilícitos no Brasil: notas sobre a violência e o cultivo de cannabis no polígono da maconha. Cadernos de Ciências Humanas-Especiaria, 9 (15), p. 95-118, 2006.
________________________. A participação feminina no plantio de cannabis no Vale do São Francisco. In: FRAGA, Paulo César Pontes (org.). Mulheres e criminalidade. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.
MANSO, B. P.; DIAS, C. N. PCC, sistema prisional e gestão do novo mundo do crime no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 11, n. 2, p. 10–29, 2017.
MARQUES, Adalton. Crime e proceder: um experimento antropológico. São Paulo: Alameda Editoria, 2014.
MATOS JÚNIOR, Clodomir Cordeiro de. A violência no contexto urbano: um estudo do processo de produção de sentidos e estereótipos sobre o espaço social e o indivíduo. Monografia apresentada ao Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, 58 p., 2004.
__________________________________. Violência, Cidadania e Medo: vivências urbanas em Fortaleza. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, 137 p., 2008.
MATOS JÚNIOR, Clodomir Cordeiro de; SANTIAGO NETO, João Pedro de. Os muros da cidade: domínios territoriais, alianças e segurança em Fortaleza, Ceará. Fotocronografias, Vol. 5, nº 10, p. 81-90, 2019.
MATOS JÚNIOR, Clodomir Cordeiro de; SANTIAGO NETO, João Pedro de; PIRES, Artur de Freitas. Mercados Ilegais e Dinâmicas Criminais: notas sobre as Transformações do Tráfico de Drogas nas Periferias de Fortaleza, Ceará. Revista Tomo, nº 40, jan./jun., p. 39-62, 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1994.
MISSE, Michel. Crime e violência no Brasil contemporâneo: estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de janeiro: Lumen Juris editora, 2006.
NASCIMENTO, Francisco Elionardo de Melo; SIQUEIRA, Ítalo Barbosa. Dinâmicas “Faccionais” e Políticas Estatais entre o Dentro e o Fora das Prisões do Ceará. Revista Tomo, nº 40, jan./jun., p. 123-164, 2022.
PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
PAIVA, Luiz Fábio Silva. “AQUI NÃO TEM GANGUE, TEM FACÇÃO”: as transformações sociais do crime em Fortaleza, Brasil. Caderno CRH, 32 (85), p. 165-184, 2019.
RAMALHO, José Ricardo. Mundo do crime: a ordem pelo avesso. São Paulo: Editora Graal, 1979.
SÁ, Leonardo Damasceno de. A condição de “bichão da favela” e a busca por “consideração”: uma etnografia de jovens armados em favelas à beira-mar. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Vol. 4, nº 2, pp. 339-355, 2011.
SANTIAGO NETO, João Pedro de. Fronteiras de Pedra: Controle, exclusão e sociabilidades nas madrugadas da praça. Monografia apresentada ao Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, 55 p., 2011.
_____________________________. Riscos e Perigos: um estudo sobre os conflitos cotidianos dos agenciadores do tráfico de drogas ilícitas. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará 134 p., 2014.
THOUMI, Francisco E. Organized crime in Colombia: The Actors Running the Illegal Drug Industry. In: PAOLI, Letizia. (ed.) The Oxford Handbook of Organized Crime. New York, NY: Oxford University Press, 2014.
ZALUAR, Alba. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Clodomir Cordeiro de Matos Júnior, João Pedro de Santiago Neto

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.