A categoria trabalho nos métodos marxiano, durkheimiano e weberiano
Metodologia e realidade social moderna
DOI:
https://doi.org/10.52521/opp.v23n2.16325Palavras-chave:
Trabalho, Capitalismo, Sociologia, ClássicosResumo
Este artigo discute a importância do trabalho, demonstrando sua relevância para a compreensão da sociedade moderna, e sua articulação com a metodologia de análise social dos clássicos da sociologia. Para tanto, discute a centralidade de tal categoria na abordagem marxiana e como esta revela a dinâmica da sociedade capitalista e as possibilidades de emancipação. Em seguida, demonstra o papel do trabalho no método funcionalista durkheimiano e sua contribuição para a solidariedade e a moralidade na convivência social moderna. Por fim, analisa sua relevância na abordagem compreensiva weberiana, discutindo como este o trabalho foi fundamental para o desenvolvimento do ethos capitalista e de uma racionalidade moderna. Desta forma, embora com distintas ênfases o trabalho torna-se uma categoria fundamental para a compreensão da análise e da teoria social elaborada por estes autores.
Referências
ALDENHOFF-HÜBINGER, Rita. Os cursos de Max Weber: economia política, política agrária e questão dos trabalhadores (1894-1900). Tempo Social, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 19-35, 2012.
BOLTANSKY, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1995.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COHN, Gabriel. Max Weber. São Paulo: Ática, 1989.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DOMINGUES, José Maurício. Political modernity and social theory: origins, development and alternatives. Londres; Nova York: Routledge, 2024.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2020.
GIDDENS, Anthony. Capitalismo e teoria social moderna: uma análise dos escritos de Marx, Durkheim e Max Weber. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. São Paulo: Busca Vida, 1987.
LUKES, Steven. Uma leitura atual de Durkheim. In: COHN, Gabriel (org.). Sociologia: para ler os clássicos. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. O capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SCHLUCHTER, Wolfgang. O desencantamento do mundo: seis estudos sobre Max Weber. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. Petrópolis: Vozes, 2009.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. São Paulo: Record, 1999.
SWEDBERG, Richard. Max Weber and the idea of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, 1998.
TIRYAKIAN, A. Edward. O trabalho em Émile Durkheim. In: MERCURE, Daniel; SPURK, Jan (orgs.). O trabalho na história do pensamento ocidental. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 215-233.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Petrópolis: Vozes, 2020.
WEBER, Max. Economia y sociedad. v. 1-2. México: Fondo de Cultura Económica, 1969.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1979.
WEBER, Max. Psicofísica do trabalho industrial. São Paulo: FGV-EAESP, 2009. (Série Ciências Sociais na Administração).
WEISS, Raquel Andrade. Émile Durkheim e a fundamentação social da moralidade. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Cesar Sanson, Marcos Antônio da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


