O Edifício Taperinha no imaginário de Santa Maria, RS

uma associação através de cartões-postais da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/20.9257

Palavras-chave:

Taperinha, Cartão-postal, Arquitetura, Modernismo, Imaginário

Resumo

O Edifício Taperinha, localizado no centro da cidade de Santa Maria, é uma das edificações mais representativas da arquitetura moderna local. O objetivo geral deste estudo foi compreender a importância do Edifício Taperinha e a sua presença no imaginário associado à Santa Maria. Como objetivos específicos, se propôs a: investigar a participação do edifício no contexto histórico da cidade; compreender o projeto e as particularidades do Taperinha; e identificar de que forma ele é reconhecido e representado em cartões-postais. A metodologia baseia-se em duas etapas: 1) pesquisa bibliográfica, com referências sobre cartões-postais e sobre a cidade de Santa Maria e o Edifício Taperinha; 2) pesquisa documental, na qual buscou-se junto ao Arquivo Histórico Municipal e em fontes online cartões-postais que retratassem a cidade de Santa Maria. Os resultados encontrados mostram que a composição volumétrica e altura do Taperinha fizeram com que este se destacasse no skyline urbano e se fixasse no imaginário popular. Os seis cartões-postais mostram que o prédio compunha, junto com outros elementos urbanos, a imagem que se tinha da cidade à época.

Biografia do Autor

Ana Júlia Scortegagna Socal, Universidade Federal de Santa Maria

Arquiteta e Urbanista e Gestora de Turismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Patrimônio Arquitetônico e Urbano. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria e Superintendente de Turismo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Referências

ANDRADE, Neila de Jesus. A imagem dos cartões-postais de Salvador - Bahia em exposição (1920 a 1940). 2017. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

ANELE, Battistino; RIZZATO, Claudio Machado. Memorial descritivo e especificações. Santa Maria, [195-].

BALDISSERA, Rudimar; GONÇALVES, Sandra M. L. P.; LIEDKE, Enoí Dagô. O imaginário de Porto Alegre por seus cartões-postais. Em questão, Porto Alegre, v. 16, n. especial, pp. 79-94, out. 2010.

BELÉM, João. História do Município de Santa Maria 1797-1933. 3. ed. Santa Maria: Editora da Ufsm, 2000. 309 p.

BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976.

CASTRO, Iná Elias de. Paisagem e turismo: de estética, nostalgia e política. In: YÁSIGY, Eduardo (org.). Turismo e paisagem. São Paulo: Contexto, 2002. pp. 120-140.

FLÔRES, João Rodolpho Amaral. Fragmentos da história ferroviária brasileira e riograndense: fontes documentais, principais ferrovias, Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), Santa Maria, a “Cidade Ferroviária”. Santa Maria: Palotti, 2007.

FLÔRES, Anelis Rolão; QUERUZ, Francisco; FALCÃO, Adriano da Silva; FLORES, Gabriela Martins. A inclusão do patrimônio moderno na inventariação de bens edificados com interesse patrimonial. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO, 5., 2019, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Marcavisual, 2019.

FOLETTO, Vani Terezinha (org.). Apontamentos Sobre a História da Arquitetura de Santa Maria. Santa Maria: Pallotti, 2008.

FRANCO, Patrícia dos Santos. Cartões-postais: fragmentos de lugares, pessoas e percepções. MÉTIS: história & cultura, Caxias do Sul, v. 5, n. 9, pp. 25-62, jan./jun. 2006.

NOGUEIRA, Ana Paula. Patrimônio arquitetônico moderno em Santa Maria: as casas do arquiteto Luiz Arthur Vallandro - um resgate analítico. 2011. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

PREISSLER, Camila; ROCHA, Ricardo. O edifício Taperinha e a construção de um imaginário de modernidade em Santa Maria. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, 10., 2006, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: UCS, 2006.

RIBEIRO, Nabor Silva. Arquitetura moderna em Santa Maria RS. Arquitextos, São Paulo, a. 19, n. 219, 04, ago. 2018.

SCHLEE, Andrey Rosenthal. Mancha Ferroviária de Santa Maria. In: MÜLLER, Siomara Ribeiro; LOPES, Caryl Eduardo Jovanovich (org.). Anais do Seminário Território, Patrimônio e Memória. Santa Maria: UFSM, 2001a.

SCHLEE, Andrey Rosenthal. Obras fundamentais da Arquitetura Moderna em Santa Maria. In: ENCONTRO DE TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA DO RIO GRANDE DO SUL, 5., 2000, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Faculdade de Arquitetura das Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis, 2001b, pp. 163-172.

VASQUEZ, Pedro Karp. Postaes do Brazil. São Paulo: Metalivros, 2002.

VELLOSO, Verônica Pimenta. Cartões-postais: imagens do progresso (1900-10). História, CIências, Saúde, Manguinhos, v. 7, n. 3, fev. 2001.

VISENTINI, et al. A fabricação digital como método de análise da arquitetura residencial moderna de Santa Maria. Disciplinarum Scientia. Série: Artes, Letras e Comunicação, Santa Maria, v. 16, n. 1, p. 1-10, 2015.

ZAMBERLAN, Evandro. O Edifício Taperinha. Diário de Santa Maria, Santa Maria, 12 ago. 2020. Disponível em: https://diariosm.com.br/o-edificio-taperinha/. Acesso em: 25 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

SCORTEGAGNA SOCAL, A. J. O Edifício Taperinha no imaginário de Santa Maria, RS: uma associação através de cartões-postais da cidade. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 20, n. 43 set/dez, 2023. DOI: 10.52521/20.9257. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/9257. Acesso em: 13 maio. 2024.