A “Casa dos Espíritos”, de Isabel Allende

magia, amor e violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/21.8409

Palavras-chave:

Sociologia do romance, Violência, Conflitualidade

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a obra literária, A casa dos espíritos, de Isabel Allende, através do olhar da Sociologia do Romance e da Violência. A literatura oferece uma importante contribuição para a compreensão do mundo sociocultural. O romance reflete o contexto social e histórico presenciado pelo autor e pelos seus leitores, ou seja, os rituais, heróis, conflitos e narrativas produzidos nas obras literárias cumprem uma função social: criar espaço para a interação de valores sociais e históricos entre sujeitos relacionados. Os conceitos utilizados ao longo do artigo foram a sociologia do romance, a violência e conflitualidade.  A metodologia utilizada foi a análise de literatura e de narrativas. Os resultados foram a compreensão do contexto histórico que pode ser qualquer país latino-americano e pela capacidade da autora de narrar uma história tão longa, sem perder a coerência, e de unir a realidade ao universo sobrenatural com tanta veracidade. Ao analisar o indivíduo dentro do romance, em que retrata seus conflitos individuais e vida cotidiana, vemos o reflexo da sociedade exterior. O leitor se identifica com os personagens, sofre por eles. E esse é o papel da sociologia do romance em analisar como as obras literárias, filmes, séries influencia o indivíduo e a sociedade, no qual, estamos todos inseridos. A representações da vida cotidiana, em que ela seja mostrada seriamente, com seus problemas humanos e socias. O artigo é um esforço para a compreensão da violência na sociedade contemporânea por intermédio da obra de Allende. Assim, apresentar um retrato dessa realidade e potencializar o diálogo entre a Literatura, a Sociologia e a História, além, de contribuir para o campo da Sociologia do Romance e da Conflitualidade aprofundando o trabalho da violência nas obras literárias.

Biografia do Autor

Aline Dias Possamai, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ALLENDE, Isabel. A casa dos espíritos. Rio de Janeiro: Bertrand brasil, 2020, 52 ed.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 6 ed., 1986.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985, 10 ed.

GOLDMANN, Lucien. A Sociologia do Romance. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3 ed. 1990.

POSSAMAI, Aline Dias. Do giz ao touch screen: habilidades sociais e protagonismo docente em uma era digital antecipada. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2022.

TAVARES-DOS-SANTOS, José-Vicente. Violências e conflitualidades. Porto Alegre: TOMO, 2009.

_____________. O romance da violência (sociologia das metamorfoses do romance policial). Porto Alegre: TOMO, 2020.

TEIXEIRA, Ana Lúcia. Literatura e sociologia: relações de mútua incitação. Sociologias, Porto Alegre, ano 20, n. 48, maio-ago 2018, pp. 16-28.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

POSSAMAI, A. D. A “Casa dos Espíritos”, de Isabel Allende: magia, amor e violência. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 21, n. 44, p. 159–173, 2023. DOI: 10.52521/21.8409. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/8409. Acesso em: 11 maio. 2024.