O romance da violência e a violência na cena teatral em Luzes Apagadas
DOI:
https://doi.org/10.52521/21.8369Palavras-chave:
Luzes apagadas, Teatro, Sociologia do romance, Romance da violência, DramaturgiaResumo
Para contribuir ao estudo acerca do Romance da Violência e suas figurações, este trabalho se propõe a analisar a peça Luzes Apagadas (1984), da dramaturga indiana Manjula Padmanabhan, para demonstrar a potência que um texto do tipo encontra no âmbito teatral. O trabalho também busca evidenciar a importância do texto dramático e do próprio teatro para pensar sobre produções artísticas violentas, valendo-se da noção de dramaturgia como algo que perpassa o texto e se transforma quando encenado, ampliando a experiência do público e potencializando o ficcionar da violência. Ainda, evidencia a necessidade do teatro para pesquisas da área da sociologia e outras humanidades, por valer-se do estado de acontecimento efêmero em tempo e espaço reais, com a presença de corpos vivos diante de outros corpos vivos.
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