A dimensão escolar do ENEM

estudo de caso comparado entre duas escolas estaduais de Londrina/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/20.6707

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Enem, Prestígio, Neoinstitucionalismo, Escola

Resumo

A presente pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso comparado. O que se compara é o processo de internalização do Enem em duas escolas estaduais e urbanas do munícipio de Londrina/PR. Chamamos de “dimensão escolar” tal processo de internalização e problematizamos o mesmo como possível motivador de práticas sociais diversas em contextos diferenciados pelo nível de prestígio das escolas. O trabalho se inscreve no campo da Sociologia da Educação Brasileira. A metodologia é delineada pelo estudo de caso comparado, no qual foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com foco em diretores e ex-diretores nas escolas. Os gestores foram selecionados por serem considerados os responsáveis, ou não, pelo processo análogo à implementação do Enem enquanto política pública. O referencial teórico utilizado foi o da sociologia neoinstitucional, sendo pensadas agência e estrutura de modo interrelacionado e simultâneo. Verificamos que na escola com menor nível de prestígio, da qual se esperava menos práticas sociais motivadas pelo Enem, ficou evidente uma intencionalidade e atividade maior de seus agentes motivados pelo exame. De modo diverso, na escola de maior prestígio e com fama consolidada nos rankings informais do Enem, verificamos uma motivação de práticas sociais bem menor, porém uma utilização do mesmo para sustentar o prestígio e consequente demanda por vagas na instituição.

Biografia do Autor

David Pohl, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). E bolsista da CAPES.

Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina(UEL), no Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-graduação de Sociologia e do PROFSOCIO.

Referências

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95–103, 2013.

BARTLETT, Lesley; VAVRUS, Frances (eds.). Critical approaches to comparative education: vertical case studies from Africa, Europe, the Middle East, and the Americas. Nova Iorque: Palgrave MacMillan, 2009.

BARTLETT, Lesley; VAVRUS, Frances. Rethinking case study research: a comparative approach. Nova Iorque e Londres: Routledge, 2017.

BECKER, Howard S. Segredos e Truques de Pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BEITIN, Bem K. Interview and sampling: how many and whom. In: GUBRIUM, Jaber F. et al. The SAGE handbook of interview research: the complexity of the craft. 2. ed. Estados Unidos: SAGE Publications, 2012.

BOGNER, Alexander; MENZ, Wolfgang. The theory-generating expert interviewing: epistemological interest, forms of knowledge, interaction. In: BOGNER, Alexander; LITTIG, Beate; MENZ, Wolfgang (eds.). Interview experts. Grã-Bretanha: Palgrave MacMillan, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório Educação para Todos no Brasil, 2000 – 2015. Brasília: MEC, 2014.

COSTA, Marcio da. Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 455–594, set./dez. 2008.

COSTA, Marcio da; KOSLINKI, Mariane C. Escolha, estratégia e competição por escolas públicas. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195–213, mai./ago. 2012.

COSTA, Marcio da; KOSLINKI, Mariane C. Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 142, p. 246–266, 2017.

DAVIES, Scott; QUIRKE, Linda. The impact of sector on school organizations: institutional and Market logics. Sociology of Education, v. 80, p. 66-90, jan. 2007.

DIMAGGIO, Paul J.; POWELL, Walter W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociologia Review, v. 48, n. 2, p. 147–160, apr. 1983.

DIOGO, Ana M. Estratégias de famílias e escolas: composição social e efeitos de escola. Sociologia: Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, v. 20, p. 425–442, 2010.

EVERITT, Judson G. Teacher Careers and inhabited institutions: sense-making and arsenals of teaching practice in educational institutions. Symbolic Interaction, v. 35, n. 2, p. 203–220, 2012.

GREENWOOD, Royston. et al. The SAGE Handbook of: Organizational Institutionalism. Estados Unidos: SAGE Publications, 2008.

GUBRIUM, Jaber F. et al. The SAGE handbook of interview research: the complexity of the craft. 2. ed. Estados Unidos: SAGE Publications, 2012.

HALLETT, Tim. Between deference and distinction: interaction ritual through symbolic power in an educational institution. Social Psychology Quarterly, v. 70, n. 2, p. 148–171, 2007

HALLETT, Tim. The myth incarnate: recoupling processes, turmoil, and inhabited institutions in an urban elementar school. American Sociological Review, v. 75, n. 1, p. 52–74, 2010.

HALLET, Tim; VENTRESCA, Marc J. Inhabited institutions: social interactions and organizational forms in Gouldner’s Patterns of industrial bureaucracy. Theor Soc, n. 35, p. 213–236, 2006.

HALL, Peter A.; TAYLOR, Rosemary C. R. As Três Versões do Neoinstitucionalismo. Revista Lua Nova, n. 58, 2003.

HILL, M. Implementação: uma visão geral. In: SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. (orgs.) Políticas públicas: coletânea. Brasília, D. F.: ENAP, 2006.

INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. Censo da Educação Superior 2016: divulgação — Coletiva de Imprensa. Brasília, D.F.: INEP, 31 ago. 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2016/apresentacao_censo_educacao_superior.pdf. Acesso em: 08 jul. 2021.

LIPSKY, Michael. Burocracia de nível de rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos. Brasília, D.F.: Enap, 2019.

LEVY, Daniel C. The new institutionalism: mismatches with private higher education’s global growth. Nova Iorque: PROPHE working papers, 2004.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986

MEYER, Heinz-Dieter; ROWAN, Brian. Institutional analysis and the study of education. In: MEYER, Heinz-Dieter; ROWAN, Brian (eds.). The new institutionalism in education. Albânia: State University of New York Press, 2006.

MEYER, John W.; ROWAN, Brian. Institutionalized organizations: formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, p. 340–363, sep. 1977.

MORSE, Janice M. Type and sctructure in mixed-method designs. In: GUBRIUM, Jaber F. et al. The SAGE handbook of interview research: the complexity of the craft. 2. ed. Estados Unidos: SAGE Publications, 2012.

OWEN-SMITH, Jason; POWELL, Walter W. Networks and Institutions. In: GREENWOD, Royston et al. (eds.). The SAGE handbook of: organizational institutionalism. Londres: SAGE Publications, 2008.

OXFAM. País estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras. São Paulo: Brief Comunicação, 2018.

TREVISAN, A. P. BELLEN, H. M van. Avaliação da Políticas Públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, vol. 42, n. 3, 2008.

VAN ZANTEN, Agnès. Efeitos da concorrência sobre a atividade dos estabelecimentos escolares. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 565–593, 2006.

WANG, Jinjun; YAN, Ying. The Interview Question. In: GUBRIUM, Jaber F. et al. The SAGE handbook of interview research: the complexity of the craft. 2. ed. Estados Unidos: SAGE Publications, 2012.

YAIR, Gad. School organizations and market ecology: a realist sociological look at the infrastructure of school choice. British Journal of Sociology of Education, v. 17, n. 4, p. 453–471, 1996.

ZANCHETTIN, Fábio. O fim da divulgação dos resultados do ENEM por escola: uma breve reflexão sobre a avaliação das políticas públicas e o acesso à informação. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 5, p. 971–985, set./out. 2018.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

POHL, D.; FIORELLI SILVA, I. L. A dimensão escolar do ENEM : estudo de caso comparado entre duas escolas estaduais de Londrina/PR. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 20, n. 43 set/dez, 2023. DOI: 10.52521/20.6707. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/6707. Acesso em: 12 maio. 2024.