A dimensão escolar do ENEM

estudo de caso comparado entre duas escolas estaduais de Londrina/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/20.6707

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Enem, Prestígio, Neoinstitucionalismo, Escola

Resumo

A presente pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso comparado. O que se compara é o processo de internalização do Enem em duas escolas estaduais e urbanas do munícipio de Londrina/PR. Chamamos de “dimensão escolar” tal processo de internalização e problematizamos o mesmo como possível motivador de práticas sociais diversas em contextos diferenciados pelo nível de prestígio das escolas. O trabalho se inscreve no campo da Sociologia da Educação Brasileira. A metodologia é delineada pelo estudo de caso comparado, no qual foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com foco em diretores e ex-diretores nas escolas. Os gestores foram selecionados por serem considerados os responsáveis, ou não, pelo processo análogo à implementação do Enem enquanto política pública. O referencial teórico utilizado foi o da sociologia neoinstitucional, sendo pensadas agência e estrutura de modo interrelacionado e simultâneo. Verificamos que na escola com menor nível de prestígio, da qual se esperava menos práticas sociais motivadas pelo Enem, ficou evidente uma intencionalidade e atividade maior de seus agentes motivados pelo exame. De modo diverso, na escola de maior prestígio e com fama consolidada nos rankings informais do Enem, verificamos uma motivação de práticas sociais bem menor, porém uma utilização do mesmo para sustentar o prestígio e consequente demanda por vagas na instituição.

Biografia do Autor

David Pohl, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). E bolsista da CAPES.

Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina(UEL), no Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-graduação de Sociologia e do PROFSOCIO.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

POHL, D.; FIORELLI SILVA, I. L. A dimensão escolar do ENEM : estudo de caso comparado entre duas escolas estaduais de Londrina/PR. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 20, n. 43 set/dez, 2023. DOI: 10.52521/20.6707. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/6707. Acesso em: 21 nov. 2024.