Políticas públicas para a educação do campo

reflexões sobre o PRONERA

Autores

  • Ana Paula Neves Lopes
  • Deinair Ferreira de Oliveira
  • Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo

Palavras-chave:

Políticas Públicas, PRONERA, Educação do Campo

Resumo

No contexto das Políticas Públicas, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) surgiu das demandas dos movimentos sociais e se configura como ferramenta de democratização na Educação do Campo. Neste trabalho, objetivamos refletir sobre o PRONERA, enquanto política pública de educação para os povos do campo, mediante a verificação dos entraves de sua atuação observados em uma pesquisa realizada entre 2008 e 2009, por ocasião dos dez anos de execução da política. A coleta dos dados se deu por meio de mapeamento das universidades do país que sediavam cursos de educação superior financiados pelo PRONERA, e, em seguida, pelos contatos virtuais e telefônicos com estas instituições. Verificamos que o Programa atua em condições desiguais de trabalho, com seu quadro de profissionais reduzido e baixos investimentos. Constatamos ainda o pouco envolvimento por parte das universidades que ofertam os cursos, o que dificulta a efetivação dessa política. Não obstante essas problemáticas, foi por meio do PRONERA que a população camponesa passou a usufruir de um direito antes negado: a Educação do Campo.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

NEVES LOPES, A. P.; DE OLIVEIRA, D. F.; ESMERALDO, G. G. S. L. Políticas públicas para a educação do campo: reflexões sobre o PRONERA. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 13, n. 25 jan.jun, p. 139–148, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2672. Acesso em: 26 abr. 2024.