Condições de trabalho na educação superior e organização docente na perspectiva recente das políticas educacionais brasileiras

Autores

  • Carlos Henrique Lopes Pinheiro
  • Mário Henrique Castro Benevides

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Trabalho Docente, Educação Superior

Resumo

A educação superior ocupa relevante papel no cenário político nacional, uma vez que está associada ao processo de modernização, de inclusão social e de desenvolvimento regional. As políticas educacionais para este nível de ensino no Brasil sugerem uma adequação do trabalho docente às novas exigências profissionais advindas das inovações tecnológicas e da consequente mudança no mundo laboral. As transformações, a expansão, as políticas afirmativas, a interiorização e as demais reconfigurações do/no ensino superior no Brasil, no contexto contemporâneo, são decorrentes de decisões e disputas políticas intensas e, por este motivo, acabam por estar inseridas em processo de planejamento, execução e avaliação das políticas públicas. Dessa maneira, torna-se indispensável refletir acerca das mudanças ocorridas no ambiente global trabalhista, bem como a respeito do papel do Estado nas reformulações ocorridas. As implicações das reformas educacionais do país, reportantes ao trabalho docente, são inúmeras e de grande repercussão sobre a vida do professor, causando efeitos que se refletem no cotidiano de suas atividades e que precisam ser consideradas e amplamente debatidas. O objetivo desta exposição é, pois, refletir sobre as condições e organização do trabalho docente, considerando as recentes e profundas transformações políticas vivenciadas por este nível de ensino nos últimos anos.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

LOPES PINHEIRO, C. H.; BENEVIDES, M. H. C. Condições de trabalho na educação superior e organização docente na perspectiva recente das políticas educacionais brasileiras. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 13, n. 25 jan.jun, p. 43–54, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2666. Acesso em: 19 abr. 2024.