Reflexões sobre os atuais cenários da política educacional na América Latina
Palavras-chave:
Política Educacional, Organismos Internacionais, Reforma EducacionalResumo
Neste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das políticas educacionais implantadas na América Latina, nas últimas decadas. Essas políticas são orientadas pelas diretrizes dos organismos internacionais que concebem a educação como estratégia de desenvolvimento econômico e social, capaz de propiciar a inserção dos países em desenvolvimento no mundo globalizado. Inicialmente, analisa a influência exercida pelo Banco Mundial na construção de um modelo hegemôneo de educação para a América Latina, no qual são enfatizadas, a formação do capital humano para se adequar aos novos padrões de acumulação e a melhoria de qualidade da educação básica. Em segundo lugar, discute o papel exercido pelo Projeto Principal de Educação (PPE), criado pela CEPAL, em 1979, com o objetivo de delinear políticas educacionais que tivessem im´pactos no desenvolvimento da região, e o seu realinhamento às novas diretrizes propostas pelos organismos internacionais. Por último, faz um balanço das políticas educacionais implantadas na América Latina a partir das últimas décadas do Século XX, tomando como referência documentos dos organismos internacionais e pesquisas realizadas por estudiosos da área. Nesse sentido, o foco das análises recai sobre a avaliação das dimensões política, financeira e técnica das reformas educacionais.