Dos olhares sobre a infância ao olhar da infância
Palavras-chave:
representações sociais, infância, políticas públicasResumo
Neste artigo, objetivamos identificar a(s) representação(ões) social(is) que as crianças têm e podem compartilhar acerca da infância; trata-se de uma
nova perspectiva na pesquisa sobre infância, a qual tem como sujeitos participantes as próprias crianças. A pesquisa foi realizada em Fortaleza (CE), numa atividade pública e gratuita de pintura e desenho, a partir de uma metodologia qualitativa. Teve amostra composta por 23 crianças de 7 a 10 anos, de ambos os sexos. Utilizamos como referenciais teóricos e metodológicos a Teoria das Representações Sociais, estudos acerca da temática da infância, bem como análise de conteúdo temático. Através dos significados atribuídos pelas crianças à infância, foram identificados indícios de algumas representações sociais acerca do tema pesquisado. Acredita-se que esta investigação poderá contribuir para uma maior consistência na elaboração e efetivação de políticas públicas e práticas sociais voltadas para as crianças, a partir da priorização atribuída às suas falas.