O patrimônio no espaço urbano

metropolização, estética e formas comunicacionais do Rio de Janeiro

Autores

  • Alain Chenevez
  • Kadma Marques

Palavras-chave:

Patrimônio, Urbano, Metropolização, Estética, Projeto político

Resumo

Aliada ao processo de metropolização mundial, a inflação patrimonial tem se mostrado útil à construção real e simbólica do espaço público. Assim, a noção de patrimônio ultrapassa o tradicional aspecto da preservação do legado material do segmento social economicamente dominante. No processo de construção da urbanidade, ela corresponde, por um lado, a um projeto político que favorece o consumo estético e o marketing territorial urbano, envolvendo mesmo a qualificação de habitações populares. Por outro, a atribuição de títulos voltados ao fortalecimento da relação concorrencial entre cidades propicia o crescimento do patrimônio via estética, convertendo-o em ferramenta política de distinção entre grupos sociais. Assim, ele representa, ao mesmo tempo, um eufemismo das desigualdades materiais e espaciais que configuram as cidades, mas também o espaço de conflito e possível resistência dos segmentos populares.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

CHENEVEZ, A.; MARQUES, K. O patrimônio no espaço urbano: metropolização, estética e formas comunicacionais do Rio de Janeiro. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 11, n. 22 jul.dez, p. 15–29, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2574. Acesso em: 1 nov. 2024.