Experiência e Saber de Experiência da Docência em Sociologia no Ensino Médio

Notas Críticas e Reflexivas

Autores

  • Cláudio César Torquato Rocha
  • Isabel Maria Sabino de Farias

Palavras-chave:

Saberes de experiência, Ensino de Sociologia, Docência

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os saberes docentes, com destaque para o saber de experiência dos professores de Sociologia. Propõese discutir a seguinte questão: como se referir aos saberes de experiência dos professores de Sociologia do Ensino Médio, no contexto do sistema de ensino público estadual cearense? No percurso da análise são identificados alguns desafios e limites impostos a sua prática pedagógica. Lembra que a chegada dos professores de Sociologia à sala de aula do Ensino Médio foi uma conquista árdua, resultado de um longo processo de lutas por reconhecimento iniciadas ainda na ditadura militar e garantida pela Lei nº 11.684/08 que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei nº 9.394). O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e análise de dados empíricos. O quadro teórico-metodológico está assentado no referencial do professor crítico e reflexivo. As considerações finais apontam para o fato da luta por reconhecimento das disciplinas de Sociologia no Ensino Médio ainda se encontrar em processo e a passos lentos.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

TORQUATO ROCHA, C. C.; DE FARIAS, I. M. S. Experiência e Saber de Experiência da Docência em Sociologia no Ensino Médio: Notas Críticas e Reflexivas. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 24 jul.dez, p. 15–27, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2567. Acesso em: 29 mar. 2024.