Projetos acadêmicos e projetos de vida entre estudantes congoleses do PEC-G em Universidades do Rio de Janeiro

Autores

  • Mariana Batista dos Santos

Palavras-chave:

estudantes, congolenses, projeto, PEC-G, fluxo transnacional

Resumo

O artigo aborda o fluxo de estudantes de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, para universidades do Rio de Janeiro através do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). O objetivo da pesquisa realizada foi compreender como os estudantes formulam seus projetos e traçam suas trajetórias ao optarem por estudar no Brasil. Para tal, utilizei o conceito de projeto e de trajetória encontrado na obra de Velho (1994) para interpretar os dados que construí através de entrevistas e de observação de perto e de dentro (Magnani, 2002) durante um ano de trabalho de campo. O artigo busca discutir as expectativas, tanto profissionais quanto de “experiência de vida” e autonomia que motivam os estudantes; como o PEC-G produz conhecimentos em via de mão dupla; como os universitários organizam suas vidas no Rio de Janeiro e formam redes de apoio e de troca de informações sobre estudar no Brasil, produzindo um novo sentido para ser “congolês”. Os estudantes mantêm suas relações em Kinshasa, ao mesmo tempo que produzem relações no Rio de Janeiro, buscando contemplar dois planos de referência distintos, e optam por deixar seus projetos relativamente em aberto, contando com os imprevisíveis que podem ocorrer durante a estadia no Brasil. Assim, os projetos vão se construindo tanto no Brasil quanto na RDC e, ao longo do período de estudos, podem se encaminhar para diferentes direções e experiências de fluxos transnacionais.eções e experiências de fluxos transnacionais.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

DOS SANTOS, M. B. Projetos acadêmicos e projetos de vida entre estudantes congoleses do PEC-G em Universidades do Rio de Janeiro. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 23 jan.jun, p. 91–108, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2558. Acesso em: 24 abr. 2024.