Luzes da Instrução para o Brasil Rural dos anos de 1930

Autores

  • Fátima Maria Leitão Araújo

Palavras-chave:

Instrução Política, Educação Rural, Nacionalismo, Ruralismo Pedagógico, Escola normal rural

Resumo

O presente artigo analisa o percurso das idéias, projetos e políticas concernentes à educação rural no Brasil dos anos de 1930, dando-se ênfase ao nacionalismo e ruralismo pedagógico enquanto idéias fulcrais na definição dos rumos da educação para o meio rural brasileiro de então. A realidade cearense é destacada nessa reflexão teórica, haja vista o seu pioneirismo no que se refere à criação de uma escola normal rural em 1934, fruto da comoção patriótica que contaminava a sociedade de então e como prova inconteste da concretização dos anseios nacionalistas e ruralistas que focava a necessidade de interiorizar a luz da instrução, como forma de elevar cultural, espiritual e patrioticamente as populações campesinas. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de fontes documental e hemerográfica

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Publicado

2020-01-09

Como Citar

LEITÃO ARAÚJO, F. M. Luzes da Instrução para o Brasil Rural dos anos de 1930. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 5, n. 10 jul.dez, p. 35–56, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2342. Acesso em: 7 nov. 2024.