Rebeliões, homicidios e centros educacionais
inquietações e problematizações sobre o sistema socioeducativo cearense
Palavras-chave:
juventude, facções criminosas, centro educacional, disciplinaResumo
Este artigo visa problematizar a execução da politica pública do socioeducativo, sobretudo mediante a ramificação das facções criminosas nos centros educacionais de Fortaleza-Ce. A partir da denominada crise do sistema socioeducativo nos anos 2000, houve uma reconfiguração na dinâmica dos centros educacionais, sobretudo com a ramificação das facções criminosas. Jovens internos foram assassinados nas unidades, constantes rebeliões, ameaças e torturas tecem o cotidiano dessas instituições. Os centros educacionais deveriam, a partir de um conjunto de ações, garantir um processo de responsabilização do ato infracional cometido pelo jovem, porém o contexto dessas unidades se apresenta de forma complexa, desumana e violenta. Compreendemos que a política pública do sistema socioeducativo perpassa pela violação de direitos sociais dos jovens internos, e acirra o contexto de violência intensificando a perspectiva da punição nos centros educacionais. Para a construção deste trabalho, realizou-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Optou-se pela metodologia qualitativa, com uso do diário de campo e observação participante em um centr educacional em Fortaleza.