Ensino médio brasileiro no contexto do golpe de estado de 2016
Palavras-chave:
Ensino Médio Brasileiro, Reforma educacional, Golpe de EstadoResumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a relação histórica entre o Ensino Médio e as necessidades de formação do trabalhador, apresentando inicialmente as reformas que alteraram o ensino médio na história da educação brasileira, partindo da Constituição de 1824, a primeira Carta Magna do Brasil, até chegar a Reforma do Ensino Médio de 2017, a ser apresentada e discutida no segundo tópico deste trabalho. Esta pesquisa tem como abordagem a pesquisa qualitativa e como metodologia a pesquisa documental. através de análise dos dispositivos legais que tratam da educação nacional e, especificamente, do ensino médio: LDB n.º 4.024 de 1961, Lei n.º 5.692 de 1971, LDB n.º 9394 de 1996, Lei n.º 13.415 e Medida Provisória 746. Como método, tem-se como aporte teórico-filosófico o materialismo histórico dialético, por este possibilitar ir do abstrato ao concreto, procurando expressar o movimento do real em diversas instâncias e diversos níveis de concreção (MARX, 2008).