Ensino médio brasileiro no contexto do golpe de estado de 2016

Autores

  • Maria Aires de Lima
  • Frederico Jorge Ferreira Costa
  • Karla Raphaella Costa Pereira
  • Alisson Slider do Nascimento de Paula

Palavras-chave:

Ensino Médio Brasileiro, Reforma educacional, Golpe de Estado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a relação histórica entre o Ensino Médio e as necessidades de formação do trabalhador, apresentando inicialmente as reformas que alteraram o ensino médio na história da educação brasileira, partindo da Constituição de 1824, a primeira Carta Magna do Brasil, até chegar a Reforma do Ensino Médio de 2017, a ser apresentada e discutida no segundo tópico deste trabalho. Esta pesquisa tem como abordagem a pesquisa qualitativa e como metodologia a pesquisa documental. através de análise dos dispositivos legais que tratam da educação nacional e, especificamente, do ensino médio: LDB n.º 4.024 de 1961, Lei n.º 5.692 de 1971, LDB n.º 9394 de 1996, Lei n.º 13.415 e Medida Provisória 746. Como método, tem-se como aporte teórico-filosófico o materialismo histórico dialético, por este possibilitar ir do abstrato ao concreto, procurando expressar o movimento do real em diversas instâncias e diversos níveis de concreção (MARX, 2008).

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Publicado

2019-11-11

Como Citar

DE LIMA, M. A.; COSTA, F. J. F.; PEREIRA, K. R. C.; DE PAULA, A. S. do N. Ensino médio brasileiro no contexto do golpe de estado de 2016. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 15, n. 30 jul.dez, p. 89–105, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2135. Acesso em: 26 dez. 2024.