Um estudo socioterritorial sobre as políticas públicas de cultura para a juventude em Fortaleza

Autores

  • Rachel Facundo Vasconcelos

Palavras-chave:

Política Pública, Cultura, Juventude

Resumo

Este artigo consiste em analisar e compreender como se deu, a partir da criação de um Centro Urbano de Cultura Ciência, Arte Esporte (Cuca Barra do Ceará), construído na periferia leste de Fortaleza, a efetivação de uma política pública de cultura voltada para a juventude. Alocado na Barra do Ceará, o bairro tem o maior número de jovens na cidade. Esse equipamento configura-se como uma forma de garantir o direito à cidade
para a sua população, por meio do acesso e da difusão da cultura para os jovens fortalezenses, pois a juventude na capital cearense constitui parcela relevante de sua população. Durante muitos anos, as políticas públicas de cultura foram negligenciadas, principalmente aquelas voltadas para os mais pobres, que se encontravam em situação de risco ou de vulnerabilidade social. Portanto, não tinham um local, onde pudessem ter uma formação, além da proporcionada pelas escolas regulares.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Como Citar

VASCONCELOS, R. F. Um estudo socioterritorial sobre as políticas públicas de cultura para a juventude em Fortaleza. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 16, n. 32 jul.dez, p. 205–228, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2125. Acesso em: 22 dez. 2024.