Queijo coalho de Jaguaribe-Ceará

história e alimentação

Autores

  • Ivaneide Barbosa Ulisses

Palavras-chave:

Patrimônio, Narrativa, Saber fazer

Resumo

O presente texto trata de como entendemos o processo que produtores de queijo artesanal do município de Jaguaribe–CE, passaram/passam, desde as
últimas décadas do século XX, em busca de adaptar suas produções às chamadas “Boas Práticas de Fabricação”, e como utilizaram/utilizam a perspectiva da “patrimonialização” do “saber-fazer” como elemento distintivo no mercado dos produtos artesanais. E como o alimento queijo é significativo na História de Jaguaribe, interferindo na elaboração de significados e interpretações sobre “preservação e memória”, “tradição e o fazer local”. Procuramos compreender e apresentar a existência dialogal entre o queijo artesanal por meio de uma narrativa prévia de tradição, memória, artesanal e cultural, com elementos passíveis para “patrimonializar” os bens culturais, dentre eles o saber fazer do queijo como um alimento-monumento. A partir de uma narrativa histórica da colonização reapropriada em diferente marcos temporais como nos anos 1970 e nos tempos atuais.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Como Citar

ULISSES, I. B. Queijo coalho de Jaguaribe-Ceará: história e alimentação. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 16, n. 32 jul.dez, p. 131–158, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2118. Acesso em: 26 abr. 2024.