Controvérsias públicas a partir de notícias

a crença na laicidade e a presença do religioso em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/opp.v23n1.15126

Palavras-chave:

Laicidade, Controvérsia Pública, Brasil, Jornalismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a visão monolítica da laicidade brasileira frequentemente presente nos conteúdos jornalísticos, especialmente no que tange à dificuldade em diferenciar esfera e espaço público. Essa abordagem, alinhada ao consenso jurídico-político vigente no Brasil, dificulta a compreensão das motivações, ações e projetos promovidos por grupos religiosos – sobretudo denominações evangélicas – em espaços de convivência social, como as instituições escolares. Sustento que essa “miopia”, decorrente das disputas entre diferentes campos de poder, limita a reflexão sobre as moralidades religiosas envolvidas e as reais consequências que algumas denominações religiosas vêm alcançando nas últimas décadas. Para exemplificar algumas premissas que norteiam os conteúdos do jornalismo brasileiro sobre a presença da perspectiva religiosa nas escolas públicas, analiso uma reportagem publicada pelo portal de notícias UOL em janeiro de 2025.

Biografia do Autor

Bruno Ferraz Bartel, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (PPGAnt/UFPI). Doutor e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) e do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM). Pesquisador colaborador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - Universidade NOVA de Lisboa).

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

BARTEL, B. F. Controvérsias públicas a partir de notícias: a crença na laicidade e a presença do religioso em escolas públicas. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 23, n. 1, p. e15126, 2025. DOI: 10.52521/opp.v23n1.15126. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/15126. Acesso em: 9 jul. 2025.