A segurança prisional como campo de pesquisas

Entrevista com o pesquisador Luiz Antônio Bogo Chies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/21.11936

Resumo

Entrevista com o  professor Luiz Antônio Bogo Chies: a segurança prisional como campo de pesquisas

Biografia do Autor

Francisco Elionardo de Melo Nascimento, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará, professor da Faculdade Ieducare do Centro Universitário Uninta, policial penal na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará e membro do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (Covio). Pesquisa violência urbana e conflitos sociais, processos de formação de políticas prisionais, dinâmicas do cotidiano prisional, ressocialização de apenados, processos e execução do trabalho prisional, relações de poder entre policiais penais e presos, facções criminais, sociabilidades no sistema prisional, masculinidades e polícia penal, relações sexuais e de gênero no sistema prisional, travestilidades e trajetórias.

Luiz Cláudio Lourenço, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui bacharelado (1997) e mestrado (2000) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2007). É professor associado na Universidade Federal da Bahia - UFBA atuando no Departamento de Sociologia. Também faz parte do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFBA. Na pesquisa é um dos coordenadores do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade - LASSOS (UFBA). Desenvolveu atividades de extensão coordenando a área de Sociologia do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID-UFBA (CAPES) de 2010 a 2014. Foi Secretário Geral (2011-2013) e Diretor Tesoureiro (2013-2015) da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS. Tem interesse nos seguintes temas: sociologia da punição, sociologia do desvio, sistema socioeducativo, políticas de defesa social, metodologias quantitativa e qualitativa.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

NASCIMENTO, F. E. de M.; LOURENÇO, L. C. A segurança prisional como campo de pesquisas: Entrevista com o pesquisador Luiz Antônio Bogo Chies. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 21, n. 45, p. 242–256, 2023. DOI: 10.52521/21.11936. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/11936. Acesso em: 27 abr. 2024.