Justiça restaurativa

relatos e experiência de pesquisa em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/22.11077

Palavras-chave:

participação, conflitualidades, justiça restaurativa

Resumo

A escola pública brasileira é o reflexo das conflitualidades experimentadas na sociedade em que temos múltiplas expressões culturais da violência. Nesse contexto, o dia a dia na escolar torna-se desafiador com tensões e dificuldades em relação ao movimento de convivência. Temos como pressuposto que as práticas educativas punitivas são insuficientes para a resolução dos conflitos vivenciados no cotidiano escolar, pois ampliam o ódio e as divergências. É necessário criarmos estratégias que ressignifiquem a esfera educativa com o exercício de um olhar baseado na consciência e responsabilização dos danos e malefícios da cultura coercitiva que nessa esfera é apenas um mecanismo paliativo. Assim, verificamos a necessidade de ações que favoreçam o diálogo e a escuta ativa. O presente artigo é parte da tese de doutorado realizada no período de 2017-2020 e tem como objetivo investigar o cotidiano escolar a partir de três categorias de análise: juventudes, participação e conflitualidades. O campo de investigação é duas escolas, uma localizada na cidade de Natal-RN e a outra, na cidade de Fortaleza-CE. O estudo é comparativo com abordagem qualitativa realizado com questionários, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Desta feita, a questão norteadora é: Como é vivenciado o cotidiano escolar em relação às juventudes, à participação e às conflitualidades? A hipótese é que as ações restaurativas ressignificam o ambiente escolar tornando-o pacífico.  

Biografia do Autor

Katury Rayane Rodrigues Ramos, Liceu de Acopiara

Doutora em Ciências Sociais (2021) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (2017) e graduada em Ciências Sociais, habilitação licenciatura, pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Facilitadora em Mediação de Conflitos e Círculos de paz pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e pelo Instituto Terre des hommes (TDH). Pesquisadora no Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da UFRN. Atualmente é professora de Sociologia na EEM Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho da crede 16. Atua nos seguintes temas: Escola, juventudes, ensino de sociologia, conflitualidades, mediação de conflitos, círculos de paz, justiça restaurativa e paradigma restaurativo. (katuryrayane@gmail.com)

Irene Alves de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

RAMOS, K. R. R.; PAIVA, I. A. de. Justiça restaurativa: relatos e experiência de pesquisa em escolas públicas. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 22, n. 46, p. 140–166, 2024. DOI: 10.52521/22.11077. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/11077. Acesso em: 21 dez. 2024.