Serviço Social e a Humanização do Atendimento em Saúde:

desafios e possibilidades no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Presidente Dutra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/20.10523

Palavras-chave:

Serviço Social, Saúde Pública, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Políticas de Humanização

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os desafios e as possibilidades dos/as assistentes sociais no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Presidente Dutra, no âmbito da PNH. A Política Nacional de Humanização (PNH) propõe construir novas formas de pensar a saúde, com qualidade nos atendimentos e processos de trabalho mais democráticos, com vias a integralidade prevista no Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito ao acesso como pontos fundamentais. Para que a humanização seja materializada de forma efetiva nos contextos hospitalares é necessário um trabalho multiprofissional. Entre os profissionais envolvidos, ao assistente social cabe a intervenção nas necessidades sociais e demandas de cada sujeito que busca pelos serviços de saúde compreendendo a totalidade dos processos. Assim, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e com pesquisa de campo, realizada através de entrevistas semiestruturadas, no período de 28 de novembro a 23 de dezembro de 2022, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão com a participação de 13 assistentes sociais que atuam no local.

Biografia do Autor

Glauciane Borges Mendes, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Atenas Maranhense(2015). Atualmente é ASSISTENTE SOCIAL da Hospital Universitário da UFMA/Ebserh.

Mariana Cavalcanti Braz Berger, Universidade Federal do Maranhão(UFMA)

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão com graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba e mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Compõe a coordenação colegiada do Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimento Social (GSERMS/UFMA). Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: seguridade social; serviço social e questão ambiental.

Referências

AMORIM, Flávia Kallyne da Silva et al. A saúde pública no Brasil e a construção estratégica da política nacional de humanização: o serviço social balizando o debate sobre o percurso institucional de sua implementação. 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2019.

BENEVIDES, R.; PASSOS, E. A humanização como dimensão pública das políticas públicas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, [S.l.], v. 10, pp. 561-571, 2005.

BRASIL. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Dísponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm. Acesso em: 08 de fev. de 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: grupo de trabalho de humanização: GTH / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS – Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias dos SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

_______. Ministério do Estado da Saúde. Coletivo Nacional HumanizaSUS. Glossário Humaniza SUS de A a Z. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus/glossario-pnh. 2021. Acesso em: 09 mar. 2023.

BRAVO, Maria Inês. Política de saúde no Brasil. Mota, Ana Elizabete et al. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009

CASTRO, Marina Monteiro de Castro e. Humanização em saúde: intencionalidade política e fundamentação teórica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

DA SILVA, Regina Célia Pinheiro; ARIZONO, Adriana Davoli. A política nacional de humanização do SUS e o Serviço Social. Revista Ciências Humanas, 2008.

DE CAMPOS, Augusto César Neves et al. Administração hospitalar humanizada: os desafios no atendimento ao cliente. XI FATECLOG, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008

GOMES, Rogério Miranda. Humanização e desumanização no Trabalho em Saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2017.

HECKERT ALC, PASSOS E, BARROS MEB. Um seminário dispositivo: a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) em debate. Interface (Botucatu). 2009; 13 (Supl.1): pp.493-502.

MARTINELLI, Maria Lúcia. O Serviço Social e a consolidação de direitos: Desafios Contemporâneos. Revista Serviço Social & Saúde, Campinas, n.12, Dez. 2011.

NEULLS, T.F. Humanização em Saúde frente ao processo de precarização do trabalho: análise acerca da Política Nacional de Humanização da Saúde no âmbito do SUS. 173f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.

SILVA, Flávia Cristina Lima. A Condição da Política Social na sociedade brasileira contemporânea. IV Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2019.

SPOTORNO, Gabriela de Araújo. Análise da política "Humaniza SUS" de um hospital Universitário do sul do país a partir da adesão a EBSERH. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2019.

TERNUS, Brenda Fernandes; WOLLMANN, Isabela. Implementação da política de humanização nas Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. Revista da SBPH, v. 24, n. 2, pp. 76-88, 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

BORGES MENDES, G.; CAVALCANTI BRAZ BERGER, M. Serviço Social e a Humanização do Atendimento em Saúde: : desafios e possibilidades no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Presidente Dutra. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 20, n. 43 set/dez, 2023. DOI: 10.52521/20.10523. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/10523. Acesso em: 22 dez. 2024.