Obras hidráulicas nos rios

o papel dos cientistas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/20.10193

Palavras-chave:

Barragens, Cientistas Sociais, Obras hidráulicas nos rios, Comunidades éticas

Resumo

O dossiê  apresenta alguns trabalhos resultado de diálogos entre cientistas sociais do México e do Brasil. Os artigos incluídos aqui são o resultado de uma longa conversa entre cientistas sociais associada ao estudo e gestão de grandes projetos de infra-estrutura ou megaprojetos, construídos sobre rios ou corpos de água. Em 2016, os organizadores deste dossiê, Roberto Lima (UFS) e Roberto Melville (CIESAS) encontraram-se no México e organizaram um primeiro evento no CIESAS da Cidade do México, para explorar as responsabilidades sociais dos cientistas ligados de várias maneiras a estes projetos hidráulicos. No ano seguinte, lançamos uma nova chamada de trabalhos, para nos reunirmos em uma mesa redonda no Congresso Latino-Americano de Antropologia, realizado em Bogotá. E finalmente, estamos agora publicando alguns dos artigos que atenderam à chamada da Revista O Publico e O Privado em 2021.

Biografia do Autor

Roberto Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduação em Antropologia pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: rio São Francisco, antropologia social, imaginário da água, ações afirmativas e antropologia.

Roberto Melville, Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS)

Profesor-investigador do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) na Cidade do México, Distrito Federal, Doutor em Antropologia Social pela Universidad Iberoamericana(1990)

Referências

Outras Referências

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

LIMA, R.; MELVILLE, R. Obras hidráulicas nos rios: o papel dos cientistas sociais. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 20, n. 42 mai/ago, 2022. DOI: 10.52521/20.10193. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/10193. Acesso em: 18 abr. 2024.