Educação integral, em tempo integral:

um estudo de caso na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, no município de Macapá/Amapá

Autores

  • Tânia Maria Leal Vieira Picanço Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professora do Mestrado Profissional em Planejamento em Políticas Públicas da Uece
  • Alexandre Gomes Galindo Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7748

Palavras-chave:

educação integral, avaliação, política pública, política educacional

Resumo

O trabalho de pesquisa intitulado Educação integral, em tempo integral: um estudo de caso na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos no município de Macapá/AP, está circunscrito no contexto educacional. Objetivando analisar o processo de implementação da educação integral, em tempo integral, no contexto da escola investigada. Na perspectiva de compreender a metodologia das ações pedagógicas, identificando as possíveis mudanças e dificuldades, provocadas pela aplicação da proposta do ensino integra, vinculadas nas condições estruturais, para o pleno desenvolvimento das ações educacionais. Nesse sentido, por se tratar de uma das instituições de ensino que proporciona a estrutura integral, em tempo integral, a presente pesquisa justifica-se quando se propôs analisar a eficiência do processo educacional pedagógico das estratégias de implementações da sexta meta do Plano Estadual Educacional (PEE/AP) 2015-2025, sendo de total relevância para análise de como aconteceu a dinâmica de implementação do ensino integral na escola contemplada. A metodologia utilizada para avaliar a problemática foi um estudo de caso da realidade processual com uma abordagem qualitativa, analisando as políticas públicas educacionais no ensino de tempo integral por intermédio de observação direta, questionários e análises documentais. A análise mostrou, evidências que a escola investigada encontra-se na fase de adaptação, diante da nova rotina, proveniente da ampliação da carga horária e a sistemática de integração. Onde, os sujeitos envolvidos em tal processo possuem um ponto de vista atrelado ao antigo contexto escolar, repercutindo em certos momentos, por parte de alguns sujeitos, uma insatisfação provocada pelas mudanças e dificuldade processual de adaptações, conforme as atuais ações pedagógicas. Por certo, com o passar do tempo, os envolvidos no contextos escolar pesquisado poderão aos poucos promover um processo ensino e aprendizagem realmente pautado na integralidade de educação integral, em tempo integral, a fim de contribuir com o pleno desenvolvimento sócio educacional da instituição pesquisa, assim como, a formação acadêmica do educando.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

Picanço, T. M. L. V. ., & Galindo, A. G. . (2020). Educação integral, em tempo integral: : um estudo de caso na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, no município de Macapá/Amapá. Inovação & Tecnologia Social, 2(6), 95–119. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7748

Edição

Seção

Artigos