Políticas públicas:

violência e mediação de conflitos no ensino médio

Autores/as

  • Assis Adams da Silva Barreto Mestre em Planejamento em Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antônio Germano Magalhães Junior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7743

Palabras clave:

conflito, violência, mediação, escola

Resumen

Esse artigo discutirá sobre os conceitos de conflito e violência, suas presenças na constituição da história brasileira e seus efeitos nas instituições de ensino contemporâneas. Como estratégia para a prevenção e contenção das violências escolares, serão apresentadas e historicizadas as práticas das mediações de conflitos, estas objetivando não o encerramento das práticas litigiosas, vistas aqui como inerentes a condição humana, mas sim a busca pelo desenvolvimento de alternativas que possam transformar, pela estratégia da autorregulação, as relações conflituosas em instrumentos de amadurecimento humano e construção de uma cultura de paz.   

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Publicado

2020-10-01

Cómo citar

Barreto, A. A. da S. ., & Magalhães Junior, . A. G. . (2020). Políticas públicas: : violência e mediação de conflitos no ensino médio. Inovação & Tecnologia Social, 2(6), 5–22. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7743

Número

Sección

Artigos