Políticas públicas:

violência e mediação de conflitos no ensino médio

Authors

  • Assis Adams da Silva Barreto Mestre em Planejamento em Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antônio Germano Magalhães Junior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7743

Keywords:

conflict, violence, mediation, school

Abstract

This article will discuss the concepts of conflict and violence, their presence in the constitution of Brazilian history and their effects on contemporary educational institutions. As a strategy for the prevention and containment of school violence, the practices of conflict mediation will be presented and historicized, aiming at not ending the litigious practices, seen here as inherent to the human condition, but the search for the development of alternatives that can transform by the strategy of self-regulation, conflicting relations in instruments of human maturation and construction of a culture of peace.

References

ABRAMOVAY, Miriam. Violências nas escolas. Brasília: UNESCO/ UNDIME, 2002.

_______. Cotidiano da escola: entre violências. Brasília: APEOESP, 2006.

ADORNO, T. Educação após Auschwitz. In: Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

ALMEIDA, Fábio Portela Lopes de. A teoria dos jogos: uma fundamentação teórica dos métodos de resolução de disputa. In: AZEVEDO, André Gomma de. Estudos em Arbitragem, Mediação e Negociação. Brasília: Grupos de Pesquisa, 2003.

AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus, 1996.

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4. ed.São Paulo: Melhoramentos, 1964.

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida a crédito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BELL, J. Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. 3 ed. Lisboa: Gradiva, 2004.

BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de filosofia. Rio de Janeiro: Jose Zahar, 1997.

BOAVENTURA, Edivaldo M. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência. Salvador: EdUFBA, 2009.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: EdUNB, 1998.

BORGES, André. Desenvolvendo argumentos teóricos a partir de estudos de caso: o debate recente em torno da pesquisa histórico-comparativa. Revista BIB, v.5, n. 63, p.34-38, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

_______. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

_______. Sistemas de Ensino e Sistemas de Pensamento. In: MICELI, Sérgio. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

_______. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

_______. Reprodução Cultural e Reprodução Social. In: MICELI, Sérgio. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

_______. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

_______. A Distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2008.

_______. Meditations pascaliennes. Paris: Seuil, 1997.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

CALDERÓN, Isabel. La mediación en la resolución de conflictos en los contextos escolares. Acció n pedagógica, v.5, n. 20, p.45-48, dez. 2011.

CAMPOS, Rosa Ludy Arias. Aproximación a los enfoques y perspectivas sobre el conflicto y la paz: um referente para animar el debate. In: Modelos y experiencias de conciliación escolar y no escolarizada: aprendizajes juveniles para la paz. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2010.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CEARÁ . Secretaria da Educação. Paper projeto professor diretor de turma. Fortaleza: SEDUC-CODEA, 2014.

CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos

modelos de mediação. Ensaio: aval. pol.públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p.11-28, jan./mar., 2007.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam esta questão. Sociologias, Porto Alegre, v.4, n. 8, p. 432-443, jul/dez. 2002.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.

_______. Uma ideologia perversa: explicações para a violência impedem que a violência real se torne compreensível. São Paulo:[s.n],1999.

CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28, jan./mar. 2007.

CHRISPINO, Álvaro; CHRISPINO, Raquel Santos P. Políticas educacionais de redução da violência: mediação do conflito escolar. São Paulo: Biruta, 2002.

COHÉN, Jerome Alan. Chinese Mediation on the Eve of Modemization. California Law Review, v. 2, n. 54, p. 1201-1226, 1966. Disponível em:

<http://scholarship.law.berkeley.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2913&context=californialawreview>. Acesso em: 15 nov. 2018.

COSTA, Alexandre Araújo. Cartografia dos métodos de composição de conflitos. In: AZEVEDO, André Gomma de. Estudos em arbitragem, mediação e negociação. Brasília: Grupos de Pesquisa, 2003.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

DE LEON, P. A theory of policy termination. In: MAY, Judith V.; WILDAVSKY, A. B. The policy cycle. Beverly Hills: Sage Publications, 1978.

DEBARBIEUX, Eric. Violência na escola: um desafio mundial? Lisboa: Instituto Piaget, 2006.

DEBARBIEUX, Eric; BLAYA, C. Violências nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2002.

DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Nacional, 1990.

DYE, T. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984.

ESTÊVÃO, Carlos Vilar. Educação, conflito e convivência democrática. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 503-514, out/dez, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n61/v16n61a02.pdf>. Acesso em:10 nov. 2018.

FAVINHA, M.; GÓIS, M. H.; FERREIRA, A. A importância do papel do diretor de turma enquanto gestor do currículo. In: Educação. Temas e Problemas, v.4, n.3, p.44-49, dez. 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: o minidicionário de língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. 27. ed. Petrópolis:Vozes, 1987

_______. Os Intelectuais e o poder. In: Microfísica do poder. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

_______. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

_______. História de Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

_______. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

_______. Microfísica do poder. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004.

_______. O poder Psiquiátrico. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_______. História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 2008b.

FREIRE, P. Professora, sim; tia não: cartas a quem ousa ensinar. 24. ed. Rio de Janeiro: 2013.

_______. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

_______. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

_______. Educação como prática da liberdade. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

_______. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

_______. Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

_______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: EdUNESP, 2000.

_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. FAVERO, Osmar; HORTA, José Silvério Baia. A educação e formação técnico-profissional frente à globalização excludente e o desemprego estrutural. In: SILVA, Luiz Heron. A escola cidadã no contexto da Globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GALTUNG, Johan. O caminho é a meta: Gandhi hoje. São Paulo: Palas Atenas, 2003.

GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985). 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

GHIRALDELLI JUNIOR, P. História da Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GUIMARÃES, M. R. Por uma cultura de paz. São Paulo:[s.n], 2004.

HEREDIA, R. La mediación escolar: processo colaborativo de la educación en resolución de conflictos. In: Trabajo social hoy. Madrid: [s.n], 2006.

HOBBES, Thomas. Leviatã, ou, Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 4 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

KAUCHAKJE, S. Gestão Pública de Serviços Sociais. Curitiba: IBPEX, 2007.

_______. Participação Social no Brasil diante da Desestruturação das Políticas Sociais: novas configurações da sociedade civil organizada como alternativa para recompor os laços sociais e a civilidade nas relações societárias.. Emancipação, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p.159-176, 2002. Disponível em: < http://www.uepg.br/emacipacao/edicao02.htm>. Acesso em 01 out.2018.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LASCOUX, J. L. O que é a mediação? Mediatoroscope. São Paulo:[s.n], 2006. Disponível em:

<http://www.forum-mediacao.net/module2display.asp?id=39&page=2>. Acesso em: 01 out. 2018.

LASWELL, H.D. Politics: who gets what, when, how. Cleveland: Meridian Books, 1936/1958.

LUBMAN, Stanley. Mao and Mediation: Politics and Dispute Resolution in Communist China. Califórnia Law Rewiew, v.55, n. 5, p. 1284-1359, nov.1967. Disponível em: <http://scholarship.law.berkeley.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2837&context=californialawreview>. Acesso em: 15 nov. 2018.

MARX, Karl; ENGELS. Friedrich: a ideologia alemã (I – Feuerbach). São Paulo: Boitempo, 2007.

MINAYO, M.C. de S. Violência como indicador de qualidade de vida. Acta Paul. Enf., São Paulo, v. 13, n.5, p.159-166, 2000.

MONTESQUIEU, Barão. Do espírito das leis. São Paulo: Martin Claret, 2007.

MORGAN, D. L. Focus groups as qualitative research. 2 ed. Londres: Sage Publications, 1997.

MUSZKAT, Malvina Ester. Guia prático de mediação de conflitos: em família e organizações. São Paulo: Summus, 2005.

NASCIMENTO, Eunice Maria; EL SAYED, Kassem Mohamed. Administração de Conflitos. Curitiba:[s.n], 2002.

NAZARETH, E. R. Mediação: o conflito e a solução. São Paulo: Art Paubrasil, 2009.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório mundial sobre violência e saúde. São Paulo:OMS, 2002.

_______. Violência: uma prioridade de saúde pública. Genebra: QUEM, 1996.

PASQUINO, Gianfranco. Conflito. In: BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de Política. 8.ed. Brasília: EdUnB, 1995.

PÉRES, Jesús Eduardo Canelón. O juiz de água: uma forma tradicional de organização de trabalhadores agrícolas para a distribuição de água de irrigação. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 9, n. 1, p. 73-90, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cpst/article/viewFile/25884/27616>. Acesso em: 15 nov. 2018.

PEREZ, M. C. A. Família e Escola na Educação a Criança: análise das representações presentes em relatos de alunos, pais e professores de uma escola pública de ensino fundamental. 2000. 134f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Departamento de Psicologia e Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo,2000.

PILETTI, Nelson. História da Educação. São Paulo: Ática, 1990.

POWELL, R. A.; SINGLE, H. M. Focus groups. International Journal of Quality in Health Care, v. 8, n. 5, p. 499-504, 1996.

RIQUELME, F. S. La Mediación social: itinerario histórico de la resolución de conflitos sociales. São Paulo: [s.n], 2010. Disponível em: . Acesso em:15 nov. 2018.

ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978.

_______. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes,1983.

_______. História da Educação no Brasil. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ROSA, Juliano de Melo. As vozes de um mesmo tempo: a educação física institucionalizada no período da Ditadura Militar em Cacequi. 2006. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social ou princípios do direito público. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

RUA, Maria das Graças. Políticas públicas. Florianópolis: EdUFSC, 2009.

RUEDIGER, M. A. RICCIO, V. Grupo focal: método e análise simbólica da organização e da sociedade. In: VIEIRA, M. M. F. ZOUAIN, D. M. (org). Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

RUOTTI, C.; ALVES, R.; CUBAS, V. O. Violência na escola: um guia pra pais e professores. São Paulo: Andhep, 2009.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Fundação para o desenvolvimento da Educação. Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania: sistema de proteção escolar. São Paulo: SEE, 2009.

_______. Caderno do Gestor: gestão do currículo na escola. São Paulo: SEE, 2010.

_______. Normas gerais de conduta escolar: sistema de proteção escolar. São Paulo, 2009.

SACRISTÁN, J. G. Tendências investigativas na formação de professores, inter-ação. Rev. Fac. Educ., v.27, n.2, p.1-54, jul./dez. 2002.

SALES, Lília Maia de Morais. Justiça e mediação de conflitos. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

_______. Mediação de conflitos: família, escola e comunidade. Florianópolis: Conceito, 2007.

_______. Mediare: um guia prático para mediadores. 3. ed. Fortaleza: EdUnifor, 2010.

SALGUEIRO, A. R. O director de turma como gestor do projecto curricular: um estudo de caso. 2010. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

SARAIVA, Henrique; FERRAREZI, Elizabete. Políticas públicas: coletânea, Brasília: ENAP, 2006.

SAVIANI, D. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

_______. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação, Campinas, v.6, n. 24, p.45-51, out. 2008

SCHATTSCHNEIDER, E. E. The semisovereign people: a realist’s view of democracy in América. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1960.

SCHELBAUER, A. R. Idéias que não se realizam: o debate sobre a educação do povo no Brasil de 1870 a 1914. Maringá: EdUEM, 1998.

SCHILLING, Flávia. A sociedade da insegurança e a violência na escola. São Paulo: Moderna, 2004.

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SHIROMA, E. O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SHIROMA, E. O.; MORAES, Célia M; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. Rio de Janeiro: DPeA, 2004.

SOARES, M. C. C. Banco Mundial: políticas e reformas. In: TOMMASI, L.; WRDE, M.J.; HADDAD, S. O banco mundial e as políticas educacionais. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1998.

SOUSA, M.G. M.; SILVA, V.F. Mediação de conflitos na escola. Taquaritinga:[s.n], 2006. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2012.

SOUZA, J.S. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas:

Autores Associados, 2002.

SPOSITO, Marília Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. São Paulo: Educ.,2001.

TAVARES, José Vicente. As conflitualidades como um problema sociológico contemporâneo. Sociologias, Porto Alegre, v.1, n.1, p.12-17, jan./jun., 1999

TOBIAS, José Antonio. História da Educação Brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986.

TOMÁS, Catarina Alexandra Ribeiro. Mediação escolar: para uma gestão positiva dos conflitos. Coimbra: [s.n], 2010.

VIEIRA, Sofia Lerche. Política(s) e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. RBPAE, Porto Alegre, v. 23, n.4, p. 53-69, out.2007.

_______. Política Educacional no Brasil: introdução histórica. 3.ed. Brasília: Liber Livro, 2011.

VINHA, Telma P. Conflitos na escola. Belo Horizonte: CEDIC, 2009.

WARAT, Luis Alberto. Ecologia, psicanálise e mediação. In: WARAT, Luis Alberto. Em nome do acordo: a mediação no direito. 2 ed. Buenos Aires: aLMed, 2001.

Published

2020-10-01

How to Cite

Barreto, A. A. da S. ., & Magalhães Junior, . A. G. . (2020). Políticas públicas: : violência e mediação de conflitos no ensino médio. Inovação & Tecnologia Social, 2(6), 5–22. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7743

Issue

Section

Artigos