A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Ceará do Campus de Tauá
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.4.4765Palabras clave:
educação, assistência estudantil, IFCE, percepçãoResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da política de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) a partir da percepção dos/as discentes dos cursos técnicos integrados do campus Tauá. Tal problematização é parte da pesquisa de mestrado realizada de novembro de 2018 a setembro de 2019. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado através de pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, onde se objetivou apreender a percepção dos/as alunos/as sobre a política de assistência estudantil do IFCE, bem como se a referida política contribui e de que forma contribui com a formação, com a permanência e com o êxito acadêmico e também avaliar a política e a atuação dos profissionais da equipe que a operacionaliza. Como técnicas de coletas de dados na pesquisa de campo foi utilizado o questionário, para traçar o perfil do/a aluno/a do IFCE campus Tauá e a técnica de grupo focal com os/as alunos/as dos cursos técnicos integrados, contando com a representação das cinco turmas existentes na instituição. Destacamos que as percepções apresentadas pelos/as alunos/as sobre a política de assistência estudantil do IFCE coadunam com a essência dessa política, qual seja, desenvolver programas, projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento integral e integrado do/a estudante, a partir da compreensão do sujeito em sua totalidade, respeitando suas trajetórias e realidades e buscando suprir as suas necessidades.
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