Contribuições do Curso Intercultural Indígena na Práxis dos Professores da Etnia Karipuna-AP

Autores/as

  • Iranir Andrade dos Santos
  • Alexandre Almeida Barbalho

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.2.2044

Palabras clave:

políticas públicas, indígenas, docência, karipuna, práxis

Resumen

Esta pesquisa intitulada Contribuições Do Curso Intercultural Indígena na Práxis dos Professores Da Etnia Karipuna-AP teve como objetivo geral analisar as contribuições do curso de licenciatura intercultural indígenas para a práxis pedagógica dos professores indígenas da etnia Karipuna-Oiapoque/AP. A metodologia utilizada foi de investigação quali-quantitativa, a qual norteou todas as etapas desse estudo, pois permitiu, através da interpretação dos dados, descrever e analisar os fenômenos envolvidos no meio em que vivemos. Fundamentou-se em um estudo de caso, por buscar a compreensão dos saberes de uma realidade específica no contexto particular, bem como ressalta que as evidências entre as abordagens são complementares para compreensão complexa dos fatos pesquisados. Os resultados indicaram que o egresso pode influenciar positivamente seus alunos e a comunidade a fim que de a realidade local seja construída a partir de suas necessidades, dando visibilidade a própria ideologia do povo Karipuna. Com isso, o professor – egresso é tão respeitado a ponto de elegerem como cacique e vice-cacique

Publicado

2019-10-01

Cómo citar

Santos, I. A. dos, & Barbalho, A. A. (2019). Contribuições do Curso Intercultural Indígena na Práxis dos Professores da Etnia Karipuna-AP. Inovação & Tecnologia Social, 1(2), 25–39. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.2.2044

Número

Sección

Artigos