Inovação no Setor Público:
o caso da Escola de Saúde Pública do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2024.6.13.13305Palabras clave:
inovação, inovação em rede, gestão pública, pandemia, inovação e saúde públicaResumen
A inovação é o tema do momento. É possível observar a sua menção/utilização em vários setores da sociedade contemporânea, entretanto, essa “popularização” do termo pode, em certa medida empobrecê-lo. É nessa perspectiva que essa pesquisa visa a definir através de referenciais teóricos o que é inovação, principalmente a praticada no setor público, entendendo ser esta uma metodologia diversa da praticada no âmbito privado. Para ilustrar como a inovação vem sendo utilizada pelo estado, será realizado um estudo de caso tomando por base a implementação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, através das articulações realizadas com diversos atores sociais no contexto da Pandemia da COVID-19. Será feito um mapeamento das principais ações que envolveram o uso da inovação na entidade, visando aferir o impacto que essa metodologia teve na qualidade dos serviços prestados pela instituição e qual a contribuição que essa nova forma de agir estatal deu para o campo da gestão pública. Para contextualizar o estudo em tela, serão observados outros locais em que a adoção dessa metodologia foi realizada a fim de mensurar os possíveis benefícios, alinhando isso com leituras que orientem metodologicamente os usos dessa prática na contemporaneidade.
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