Inserção Social e Internacionalização da Formação de Professores do Nordeste:
avaliação das produções de 2010 a 20201
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.5.11.10754Palabras clave:
internacionalização da educação, impacto social, formação de professores, avaliação educacional, revisão integrativaResumen
O estudo tem por objetivo compreender os impactos e perspectivas das produções do Nordeste na área Formação de professores relacionados à inserção social e à internacionalização no contexto de resistência. Por meio de uma revisão do tipo mista com ênfase em formato integrativa, tivemos 196 trabalhos selecionados das bases Scielo, Dissertações e Teses e dos Anais de Eventos da ANPED e EPEN. Os resultados indicam que a área de Formação de Professores no Nordeste tem grande número de trabalhos na Dimensão Inserção Social, mas apenas 2,5% na Dimensão Internacionalização. Os subtemas Formação Inicial e Continuada apresentaram muitas produções da área da Licenciatura e se identificaram vários trabalhos da área da saúde também.
Citas
Alisson, E. (2013) Revistas científicas de países emergentes aumentam processo de internacionalização. Agência Fapesp, outubro.
Disponível em: <http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/revistas-cientificas-de-paises-emergentes-aumentam- processo-de-internacionalizacao/>. Acessado em: 08 de março de 2023.
Azevedo, M. L. N. de. (2008). A integração dos sistemas de educação superior na Europa: de Roma a Bolonha ou da integração econômica à integração acadêmica. ETD - Educação Temática Digital, 9, 133-149 DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9in.esp.731
Borges, B. J. et al. (2018). A internacionalização da educação superior no brasil: uma revisão sistemática. In: Anais do II Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), Naviraí. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/ EIGEDIN/article/view/7042>. Acessado em: 10 de março de 2023.
Boufleuer, J. P. (2012). Inserção social como quesito de avaliação da pós-graduação. Revista De Educação Pública, 18(37), 371-382. DOI: https://doi.org/10.29286/ rep.v18i37.488
Brasil. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. (2007) Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 6 dez. Disponível em:
<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dec_6286_05122007.pdf>. Acessado em: 08 de março de 2023.
Costa, J. M.; & Rolim, C. L. A. (2020) Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, 5(3), e2098. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2098
Fagundes, C.; Luce, M. B; & Silveira, P. D. (2019) A qualidade da mobilidade de estudantes de graduação no “Ciências sem Fronteiras”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, 27(105), out./dez. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701446
Finardi, K. R.; & Guimarães, F. F. (2017). Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, 28(68), 600-626, maio/ago. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v28i68.4564
Finardi, K.; Santos, J.; & Guimarães, F. (2016). A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal. Interfaces Brasil/Canadá, Canoas, 16(1), 233-255. DOI: https://doi.org/10.15210/interfaces.v16i1.7514
Galvão, M. C. B.; Pluye, P.; & Ricarte, I. L. M. (2017). Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], 8(2), 4-24. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24
Gatti, B.; & Barreto, E. S. de S. (2009) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 294. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/wp- content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf >. 08 de março de 2023.
Gatti, B. et al. (2019). Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 351. Disponível em:
<https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf>. Acessado em: 08 de março de 2023.
Gomes, R. (2002) A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (21ª ed.). Editora Vozes, Petrópolis.
Hilgemann, C. M. et. Al (2013). Vivências no Pibid: contribuições à formação docente.
Revista Destaques Acadêmicos, 5(2), 31-38. Disponível em:
<http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/300>. Acessado em: 10 de janeiro de 2023.
Lorenzoni, I. (2015). Plano de formação de professor abrirá 710 vagas de licenciatura. Ministério da Educação. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35038>. Acessado em: 08 de março de 2023.
Maués, O. C.; & Bastos, R. dos S. (2017). Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro. Educação, 40(3), 333-342, set./dez. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28999
Mendes, K. D. S.; Silveira, R. C. de C. P; & GALVÃO, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem. 17(4). Florianópolis, Oct./Dec. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
Morosini, M. Dossiê: Internacionalização da educação superior. (2017). Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 40(3), 288-292 set-dec. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/848/84854915002.pdf>. Acessado em: 08 de março de 2023.
Reis, S. G. de O.; & Catelão, E. de M. (2017). Criação de um periódico científico online em uma instituição de ensino superior pública. Informação & Informação. 22(2). DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p546
Souza, M. A. R. de et al. (2018). O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 52. São Paulo. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2017015003353>. Acessado em: 08 de março de 2023.