Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual em Macapá/AP na Interface com a Política de Inclusão para Pessoas com Deficiência Visual
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2022.4.9.10350Palabras clave:
políticas de formação de professores, educação, inclusão, alunos com deficiência visualResumen
O presente estudo buscou analisar o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual em Macapá, Estado do Amapá, na Interface com a Política de Inclusão para Pessoas com Deficiência Visual (CAP), compreendendo os contextos de inclusão por meio das ações do CAp. Os Centros de Apoio Pedagógico para atendimento as pessoas com deficiência visual foi um projeto que se inspirou na experiência de um CAP no Estado de São Paulo. Como se tornou um trabalho bem sucedido teve por meta a implantação de outros CAPs distribuídos nos estados brasileiros. Os resultados da pesquisa evidenciam as dificuldades vivenciadas pelos profissionais do Centro, como as inadequações na infraestrutura, problemas de acessibilidade no prédio, entre outras dificuldades que refletem na qualidade dos serviços prestados, e ainda na concepção dos alunos sobre a ideia de ambiente inclusivo.
Citas
ALVARENGA, E. M. Metodologia da Investigação Quantitativa e Qualitativa. Assunção: EdUNA, 2014.
ARAÚJO, L; RODRIGUES, M. L. Modelos de Análise das Políticas Públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, v.9, n.83, p. 11-35, 2017.
BATISTA, C. G; LAPLANE, A. L. F. Modalidade de atendimento especializado: o grupo de convivência de crianças com deficiência visual. In: MASINI, E. F. S. A Pessoa com Deficiência Visual: um livro para educadores. São Paulo: Vetor, 2007.
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. [S.l;s.n], 2017. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/34430166/assistiva.pdf?awsaccesskeyid=akiaiwowyygz2y53ul3a&expires=1547557388&signature=hmrenb5mn%2bw5padsh7skfjtjseq%3d&response-content-disposition=inline%3b%20filename%3da_tecnologia_assistiva_de_que_se_trata.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Porto Alegre: CEDI, 2006. Disponível em: < http://www.bengalalegal.com/tecnologia-assistiva >. Acesso em: 15 mar. 2019.
BRANDÃO, C. R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
_______. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.
_______. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília: UNESCO, 1948.
_______. Decreto, n. 5296, de 2 de dezembro de 2004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2 dez. 2004.
_______. Decreto nº 7611, de 11 de setembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 11 set. 2011.
_______. Decreto 6.571/2008 de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao decreto n° 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 18 set. 2008.
_______. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 dez. 1999.
_______. Decreto nº 3.711, de 27 de dezembro de 2000. Dispõe sobre o pessoal contratado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, que se encontra à disposição do Ministério da Fazenda. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 28 dez. 2000.
_______. Decreto nº 9099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 19 jul. 2017.
_______. Decreto nº 3.711, de 27 de dezembro de 2000.
Dispõe sobre o pessoal contratado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, que se encontra à disposição do Ministério da Fazenda. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 28 dez. 2000.
_______. Lei nº 13.146, de 06 de janeiro de 2015. Estatuto da Pessoa Com Deficiência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 6 jan. 2015.
_______. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 24 out. 1989.
_______. Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000. Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 8 nov. 2000.
_______. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 19 dez. 2000.
_______. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 19 set. 1990.
_______. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 12 ago. 1971.
_______. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 24 out. 1989.
_______. Lei n.º 1282, de 22 de dezembro de 2008. Diário Oficial do Estado do Amapá, Macapá, 22 dez. 2008, n.º 4402.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
_______ Ministério da Educação. Documento Orientador. CAP – Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual e NAPPB – Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille. 2013.
_______. Ministério da educação. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009.Brasília: MEC, 2009. Disponível em:
< http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2018.
_______. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD. Brasília: MEC, 2013.
_______ Ministério da Educação. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC, 2010.
_______. Ministério da Educação. Portaria nº 3.128, de 24 de Dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 24 dez. 2008.
_______. Resolução Cne/ceb n.º 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 11 set.2001.
_______. Secretaria Nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência - SNPD. Brasília: SDHPR, 2012. Disponível em:
<http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/>. Acesso em: 06 dez.2012.
CORSI, M. G. F. Visão subnormal: intervenção planejada. São Paulo: M.G.F. Corsi, 2001.
FELIPPE, João Álvaro de Moraes. Caminhando juntos: Manual das habilidades básicas de orientação e mobilidade. São Paulo: Laramara, 2001.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Tradução Moacir Gadoti e Lillian Lopes Martins. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
GADOTTI, M. Educar para um outro mundo possível. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
GARCIA, R. M C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 101-119, jan-mar, 2013.
GASPARETTO, M. E. R. F; NOBRE, M. I. R. S. Avaliação do Funcionamento da Visão Residual: educação e reabilitação. In: MASINI, E. F. S. A Pessoa com Deficiência Visual: um livro para educadores. São Paulo: Vetor, 2007.
GLAT, R; NOGUEIRA, M. L. L. Políticas Educacionais e a Formação de Professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Caderno do Programa de Pós-Graduação em Educação, v.10, n. 1, p.34-38, jun. 2003.
GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7letras, 2007.
GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa – Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai/jun. 1995
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Enciclopédia de pedagogia universitária. glossário vol. 2. Brasília: INEP/MEC, 2006.
LOPES, L. F. Nova concepção sobre pessoas com deficiência com base nos direitos humanos. In. LIMA, F. J; MENDONÇA, R. A efetividade da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Recife: EdUFPE, 2013.
MASINI, E. F. S. O Perceber de quem está na escola sem dispor da visão. São Paulo: Cortez, 2013.
MANSINI, E. J. Formação do professor para o uso de tecnologia assistiva. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ES. v. 19, n. 36, p. 11-32, jul/dez. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/educacao/article/view/7451>. Acesso em: 15 mar.2019.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: caminhos, descaminhos, desafios, perspectivas. In: MANTOAN, M. T. E. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MINAYO, M. C. O desafio da pesquisa social. In. MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MOURA, M. S. Revisando Conceitos: o necessário exercício da construção da identidade a partir das diferenças. In: MANTOAN, M. T. E. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
NASSIF, M. C. M. Inclusão do Aluno com Deficiência Visual na Sala Comum do Ensino Regular: a Fundação Dorina como Parceira neste Processo. In: MASINI, E. F. S. A Pessoa com Deficiência Visual: um livro para educadores. São Paulo: Vetor 2007.
PASSOS, A. F. Educação Especial: práticas de aprendizagem, convivência e inclusão. São Paulo: Centauro, 2009.
PAULO, E. B; CONCEIÇÃO, R. S. A Contribuição do Conselho Estadual do Amapá na Garantia dos Direitos Humanos nas Políticas Educacionais do Estado. Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Maceió-Alagoas, jul, 2015.
PENTEADO, T. C. Z; GUZZO, R. S. L. Educação e Psicologia: a construção de um projeto político-pedagógico emancipador. Revista Psicologia & Sociedade, v. 22, n. 3, p. 569-577, jul., 2010.
PLANO Nacional do Livro e Leitura. Publicação do Caderno do PNLL. Edição Atualizada 2010. Supervisão Geral de José Castilho Marques Neto e Coordenação Executiva de Luciana do Vale. Brasília, DF, 2010.
PROFETA, M. S. P. A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular. In. MASINI, E. F. S. M. A pessoa com deficiência visual: um livro para educadores. São Paulo: Vetor, 2007.
RINALDI, R. P et al. Formação de professores e Educação Especial – análise de um processo. In: COSTA, M. P. R. Educação Especial: aspectos conceituais e emergentes. São Paulo: EduFSCar, 2009.
RODRIGUES, M. M. A. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.
ROPOLI, E. A et al. A Educação Especial na Perspectiva da inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
ROUSSEAU, J. Emílio ou da Educação. 3 ed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 1995.
SANTIAGO, J. V. B. Possibilidades e limitações nas práticas pedagógicas no ensino superior: uma análise do material didático e dos recursos de tecnologia assistiva acessíveis as pessoas com deficiência visual. Belo Horizonte:[s.n], 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2019.
SANTOS, R. F. Novas tecnologias e seus impactos na qualidade de vida de pessoas com deficiência. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274677>. Acesso em: 04 maio. 2019.
SEABRA JUNIOR, M. O; LACERDA, C. Z. Atendimento Educacional Especializado: planejamento e uso do recurso pedagógico. São Paulo:[s.n], 2018.
SILVA, M. C. L. As Políticas Públicas para Inclusão Escolar e o Papel dos Professores na Construção de Conhecimentos pelas Crianças com Síndrome de Down. 2011. 100f. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2011.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
SOUTO, M. T. Educação Inclusiva no Brasil: contextos históricos e contemporaneidade. Campina Grande – PB:[s.n], 2014.
SOUZA, C. Políticas Públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, v. 22, n. 39, p. 11-24, jul/dez. 2003
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias. Porto Alegre, v.8, n.16, p. 20-45, jul/dez 2006.
TORRES, J. P; SANTOS, V. Conhecendo a deficiência visual em seus aspectos legais, históricos e educacionais. Revista Educação, Batatais, v. 5, n. 2, p. 33-52, 2015.
TREVISAN, A. P. e BELLEN, H. M. van. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.42, n.3, p.529-550, maio/jun. 2008.
VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Rev. SOCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, set-out, 2007.
VESCIA, J. P; KAPP, T. R. Centro de Apoio Pedagógico para Alunos com Necessidades Especiais. Santa Maria, RS: UNIFRA.
VIANA, Ana Luiza. Abordagens metodológicas em políticas públicas. Rio de Janeiro:[s.n], 1996.