Educação Musical e suas contribuições para a Formação da cidadania:
estudo de caso do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10214Palabras clave:
educação musical, cidadania, centro de educação profissional em música walkíria limaResumen
A música, sua construção por meio da cultura e as relações que as políticas educacionais influenciam na aprendizagem e na formação da cidadania estão intimamente interligadas. A educação pode ser um processo participativo em que o ser humano adquire conhecimentos a partir da interação com os outros e com o entorno. O ato de aprender envolve tanto processos pessoais como sociais. E a musicalidade, a cultura e as políticas educacionais fazem uso desses processos bem como respondem muitas perguntas das quais se persegue na pesquisa. Este estudo investiga as contribuições da Educação Musical através de metodologias, práticas docentes e clima organizacional. Buscou-se, como objetivo geral investigar as contribuições da Educação Musical Pública para a formação da cidadania a partir de um estudo de caso com os atores envolvidos no Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima. A pesquisa possui abordagem metodológica de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, na forma de estudo de caso, caracterizada a partir das proposições de Gil (2002), Yin (2001), Chizzotti (2006) e, Bogdan e Biklen (1994), com utilização da pesquisa documental e entrevista semiestruturada como técnicas de coletas de dados, seguidas da análise documental e análise de conteúdo. O currículo demonstrou a reprodução das disciplinas historicamente estudadas nesta instituição, confirmando a hipótese inicial para o estudo: de que o habitus conservatorial está presente no centro de música e na metodologia aplicada em sala de aula, atualizando-se no subcampo da formação musical e que este habitus influenciou o processo aprendizagem do aluno egresso do Centro de Música. Houve tentativas de rompimento com a tradição conservatorial, por meio da atenção dada à música popular, música folclórica e à educação básica. Contudo, a presença da tradição é muito intensa na estrutura do currículo desta formação musical, o que acabou refletindo no perfil do professor, nos temas das práticas instrumentais e vocais, acervo bibliográfico e metodologias aplicadas ao ensino da música, produzindo uma estrutura semelhante a dos conservatórios.
Citas
ADORNO, Theodor W. A indústria cultural: o esclarecimento como mitificação das massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Saga, 1969.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 158 p.
BOLEIZ JÚNIOR, F. Música: dos jesuítas até nossos dias. [S.l;s.n], 2008. Disponível em:< www.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/coluna_livre.htm>. Acesso em: 23 abr. 2019.
BRASIL. Decreto n.º 981, de 8 de novembro de 1890. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 8 nov. 1980. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-981-8-novembro-1890515376-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 26 fev. 2019.
CONNELL, Robert W. Como teorizar o patriarcado. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v.16, n.2, p. 85-93, jul./dez. 1990.
CONTIER, Arnaldo. Música no Brasil: história e interdisciplinaridade. Algumas interpretações (1962-1980). In: História em debate. Atas dos XVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, Rio de Janeiro: 1991, ANPUH/CNPq, p.151-189.
GILIOLI, R. S. P. “Civilizando” pela música: a pedagogia do canto orfeônico na escola paulista da primeira república (1910-1930). 279 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019.
PENNA, M. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RIBAS, L.C.C.; GUIMARÃES, L.B. Cantando o mundo vivo: aprendendo biologia no pop-rock brasileiro. Ciência e Ensino, Campinas, n.12, Dez. 2004.
SANTOS, R. M. S. Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. Porto Alegre: Sulina, 2012.