Implementação da Política de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais:

um estudo de caso na EEFM João Mattos

Autores/as

  • Gecilvone Passos Gonçalves Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antônio Germano Magalhães Junior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10212

Palabras clave:

implementação de políticas públicas, competências socioemocionais, reorganização curricular, ensino médio integral

Resumen

O desafio maior da educação contemporânea é instituir um padrão de escola para o Século XXI que traga, como preocupação maior, o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes. Dentro desta perspectiva, encontra-se o nosso objeto de estudo que norteou a pesquisa diante da seguinte problemática: a implementação da Política de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais (PDCS), promovida pela Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), foi desenvolvida à luz de suas diretrizes na comparação com o que, de fato, vivencia a comunidade escolhida como lócus da pesquisa? O espaço empírico escolhido foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos, pertencente à SEFOR 03, e localizada no Bairro Montese, na cidade de Fortaleza. Para tanto, há uma abordagem relevante de dois processos ocorridos na rede pública do Estado, os quais fomentaram a referida política: a Reorganização Curricular do Ensino Médio (2012) e a implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), iniciada em 2016, os quais adotaram algumas tecnologias educacionais inovadoras e fortaleceram outras, que, hoje, tornaram-se basilares para a política em estudo. A pesquisa, de cunho qualitativo, se apoia no paradigma interpretativo-qualitativo e o método empregado foi o Estudo de Caso. A pesquisa de campo nos apontou que, diante das análises realizadas nas diretrizes da política e do que a comunidade escolar vivencia, a etapa de implementação ocorreu de forma positiva. Porém, por ser uma política pública recente, muitas ações ainda devem ser concretizadas e fortalecidas promovendo a efetiva educação integral do estudante.

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Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Gonçalves, G. P., & Magalhães Junior, A. G. (2021). Implementação da Política de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais: : um estudo de caso na EEFM João Mattos. Inovação & Tecnologia Social, 3(8), 28–41. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10212

Número

Sección

Artigos