Implementação da Política de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais:
um estudo de caso na EEFM João Mattos
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10212Palabras clave:
implementação de políticas públicas, competências socioemocionais, reorganização curricular, ensino médio integralResumen
O desafio maior da educação contemporânea é instituir um padrão de escola para o Século XXI que traga, como preocupação maior, o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes. Dentro desta perspectiva, encontra-se o nosso objeto de estudo que norteou a pesquisa diante da seguinte problemática: a implementação da Política de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais (PDCS), promovida pela Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), foi desenvolvida à luz de suas diretrizes na comparação com o que, de fato, vivencia a comunidade escolhida como lócus da pesquisa? O espaço empírico escolhido foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos, pertencente à SEFOR 03, e localizada no Bairro Montese, na cidade de Fortaleza. Para tanto, há uma abordagem relevante de dois processos ocorridos na rede pública do Estado, os quais fomentaram a referida política: a Reorganização Curricular do Ensino Médio (2012) e a implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), iniciada em 2016, os quais adotaram algumas tecnologias educacionais inovadoras e fortaleceram outras, que, hoje, tornaram-se basilares para a política em estudo. A pesquisa, de cunho qualitativo, se apoia no paradigma interpretativo-qualitativo e o método empregado foi o Estudo de Caso. A pesquisa de campo nos apontou que, diante das análises realizadas nas diretrizes da política e do que a comunidade escolar vivencia, a etapa de implementação ocorreu de forma positiva. Porém, por ser uma política pública recente, muitas ações ainda devem ser concretizadas e fortalecidas promovendo a efetiva educação integral do estudante.
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