Monitoramento e avaliação das medidas socioeducativas em meio fechado na cidade de Fortaleza-CE

Autores

  • Izadora Maria da Silva Gomes Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Maria Andréa Luz da Silva Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE
  • Antônia Lima de Sousa Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professora do Mestrado Profissional em Planejamento em Políticas Públicas da Uece

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.7.8461

Palavras-chave:

socioeducação, conflitos territoriais, privação de liberdade

Resumo

A pesquisa busca retratar de forma quanti-qualitativa a realidade de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado na cidade de Fortaleza-CE. Foram realizadas inspeções de monitoramento, no segundo semestre do ano de 2020, viabilizadas pela cooperação técnica entre o Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Núcleo de Pesquisas Sociais da UECE, com o objetivo de analisar o perfil dos adolescentes atendidos, além da situação das unidades de execução das medidas de privação de liberdade e as articulações institucionais que compõem a política de atendimento socioeducativo na capital. Os resultados demonstram um sistema permeado de dificuldades no que tange à implementação de um projeto político pedagógico que se sobreponha aos conflitos de territórios e à situação de vulnerabilidade que esses jovens enfrentam.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Gomes , I. M. da S. ., da Silva, M. A. L., & Sousa, A. L. de . (2021). Monitoramento e avaliação das medidas socioeducativas em meio fechado na cidade de Fortaleza-CE. Inovação & Tecnologia Social, 3(7), 115–125. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.7.8461

Edição

Seção

Artigos