Gestão Educacional na Escola Estadual Professora Nelita Rocha Brito Dias:

uma análise a partir dos paramêtros de uma gestão participativa

Autores

  • Maria Beth Ribeiro Soares
  • Rodrigo Santaella Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.2.2050

Palavras-chave:

práticas, gestão democrática, políticas públicas, participação

Resumo

Nesta pesquisa buscou-se analisar o desenvolvimento da Gestão Educacional na Escola Estadual Professora Nelita Rocha Brito Dias, partindo dos pressupostos teóricos  fundamentados em uma  gestão democrática , e assim tomamos como parâmetros norteadores uma análise a partir dos parâmetros de uma gestão participativa . O objetivo geral foi investigar como vem se desenvolvendo o modelo de gestão educacional na escola Estadual Professora Nelita Rocha Brito Dias. A abordagem metodológica da pesquisa foi do tipo qualitativa, pois esse método visa associar análise estatística à investigação dos significados das relações humanas, além de relatórios de observação e entrevista, permitindo ao pesquisador a realização de um estudo indutivo sobre os materiais coletados, os sujeitos da pesquisa foram professores, alunos, corpo técnico e equipe de apoio/colaboradores, sendo que os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevistas e observação. Após o estudo inferiu-se que, em relação a escola pesquisada, a figura do gestor escolar é o personagem principal para conduzir as ações democráticas e participativas no espaço escolar, pois dependendo da gestão será possível ou não chegar aos avanços necessários para a democratização das ações escolares.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Soares, M. B. R., & Gonçalves, R. S. (2019). Gestão Educacional na Escola Estadual Professora Nelita Rocha Brito Dias:: uma análise a partir dos paramêtros de uma gestão participativa. Inovação & Tecnologia Social, 1(2), 141–161. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.2.2050

Edição

Seção

Artigos