Políticas Públicas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência na UNIFAP:

perspectivas e realidade

Autores

  • Suelen do Socorro Melo da Luz
  • Maria Andréa Luz da Silva Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professora do Mestrado Profissional em Planejamento em Políticas Públicas da Uece

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.5366

Palavras-chave:

políticas públicas, inclusão, deficiência, ensino superior

Resumo

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) especifica que o movimento mundial em prol da educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Em consonância com este princípio inclusivo, este trabalho elencou como objetivo geral: verificar o desenvolvimento de políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência na Universidade Federal do Amapá, realizando para isso, a análise das condições para a efetiva inclusão desses sujeitos sociais, em relação às condições metodológicas, didáticas, acessibilidade e formação de professores. Foram propostos como objetivos específicos: (i) identificar as dificuldades encontradas no contexto universitário para a inclusão de pessoas com deficiência; (ii) verificar as práticas inclusivas desenvolvidas na universidade no atendimento tanto de acadêmicos como de servidores com deficiência e (iii) averiguar os documentos institucionais da universidade, no sentido de identificar quais são as concepções e práticas inclusivas destinadas às pessoas com deficiência na instituição. Nesse sentido, buscou-se investigar as condições não somente de acesso, mas também de permanência na universidade, observando a acessibilidade física e arquitetônica, comunicacional, atitudinal e pedagógica, proporcionada a estes sujeitos sociais. Foi realizada uma pesquisa de campo, através de uma abordagem qualitativa, com suporte da pesquisa bibliográfica e documental. Foram utilizados como técnica de coleta de dados, a entrevista individual com roteiro semiestruturado e a observação. A metodologia utilizada para tratamento dos dados coletados foi a análise de conteúdo.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Luz , S. do S. M. da ., & Silva, M. A. L. da. (2020). Políticas Públicas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência na UNIFAP: : perspectivas e realidade. Inovação & Tecnologia Social, 2(5), 119–129. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.5366

Edição

Seção

Artigos