Fatores que influenciam no desenvolvimento do Ensino da Matemática no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.5.4838Palavras-chave:
matemática, ensino, metodologiasResumo
A matemática faz parte do cotidiano de todas as pessoas, estando presente nas atividades mais rotineiras. Entretanto, o processo de ensino da matemática apresenta diversos problemas, e fazer uma reflexão sobre isso, possibilita que haja uma melhora no seu ensino. Diante dos novos contextos que permeiam a matematica, com a criação de novos conceitos e a introdução dos elementos teóricos, que não estão diretamente ligados à realidade dos alunos, passam a ocorrer as dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática e com isso os alunos apresentam o desinteresse pela disciplina. Diante disso, este estudo possui como analisar os fatores que influenciam no desenvolvimento do ensino da matemática na serie final do ensino fundamental (9º ano). Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva e como método a pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos científico atrelados a temática. Identifico-se a necessidade de que ocorra uma mudança de metodologias por parte dos professores e a criação de uma escola que não apenas transmita aos alunos do nono ano do ensino fundamental as fórmulas para memorização, mas sim conteúdos que os aproximem da realidade e os preparem para enfrentar os desafios do cotidiano e da matemática que esta presente em todas as rotinas da vida.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth. Informática e Formação de Professores. Secretaria de Educação a Distancia. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
BOYER. C.B. História da Matemática. São Paulo, Ed. Edgard Blücher, 1974, Reimp. 1996. 496p.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo.Professor: Trajetória e Perspectiva. In: FROTA,Paulo Rômulo de Oliveira.Do cotidiano à Formação de Professores. Teresina: EDUFPI, 2003.
MACHADO, João Luís Almeida. Planeta educação. 2007. Disponível em: < . Acesso em 19 abr. 2019.
MOYSÉS, L. Aplicações de Vigotsky a Educação Matemática. 7 ed. São Paulo, Ed. Papirus. 2006. 176p.
PCN - Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/ SEF. 1998. 148p.
PARRA, C. SAIZ, I. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógica. Porto Alegre, Artmed (Artes Médicas). 1996. 258p.
PRADO, I. G. Ensino de Matemática: O Ponto de Vista de Educadores e de seus Alunos sobre Aspectos da pratica pedagógica. Rio Claro 2000. 255f. Tese de Doutorado – Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociência e Ciências exatas (UNESP).
SADOVSKY, P. Falta Fundamentação Didática no Ensino da Matemática. Nova Escola. São Paulo, Ed. Abril, Jan./Fev. 2007.
VITTI, C. M. Matemática com prazer, a partir da história e da geometria. 2ª Ed. Piracicaba – São Paulo. Editora UNIMEP. 1999. 103p.
TAHAM, M. (Júlio César de Mello e Souza) Matemática Divertida e curiosa. Rio de Janeiro. Editora Record, 2004. 158p.