Ensino Médio em Tempo Integral:
compreendendo sua implementação no estado do ceará
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2024.6.13.13306Palavras-chave:
políticas públicas, políticas educacionais, escola pública, educação em tempo integral, ensino médio, cearáResumo
O texto tem por objetivo geral compreender se o processo de implementação da política educacional de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), no Estado do Ceará, cumpriu a proposta do Plano de Governo, que embasa o processo de implantação de uma política pública. Para isto, fez-se uma análise teórico-documental dos instrumentos legais. Logo, o estudo é de natureza exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa foi de cunho documental, por meio do acesso a fontes, tais como: leis, portarias, notas técnicas, publicações em site, ou seja, documentos que fomentam o Ensino Médio em Tempo Integral como política pública. Pela análise, ressalta-se as dificuldades em viabilizar o repasse de recursos para a melhoria da infraestrutura das escolas; como também gerir a compreensão da concepção de Comunidade de Aprendizagem; compreender a proposta do NTPPS; manter a matrícula e evitar a evasão; planejar as propostas de eletivas numa perspectiva interdisciplinar e integradora; cumprir a proposta de ensino, pesquisa e inteligência socioemocional do NTPPS; como também lotar o professor de modo que sua carga horária esteja numa mesma unidade escolar.
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