Políticas Públicas de Defesa Nacional nas Fronteiras:

a ocupação militar na Amazônia Oriental

Autores

  • Fernando Lourenço da Silva Neto Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisco Horácio da Silva Frota Doutor em Sociologia pela Universidade de Salamanca e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10338

Palavras-chave:

políticas públicas, defesa nacional, fronteira, ocupação militar, amazônia oriental

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o cenário de atuação dos atores da gestão pública na área da Amazônia Oriental, a capacidade de implementação das políticas públicas de responsabilidade do Estado com predominância para a realidade, juntamente com suas peculiaridades de formação e de dinâmica socioespacial, tendo em vista sua localização estratégica. Como não se pode desenhar um trabalho desta natureza sem que se apoie na metodologia da investigação científica, houve uma apropriação da mesma no sentido de estabelecer os caminhos para a sua execução, quando se definiu devido seu teor a pesquisa (abordagem) do tipo quanti-qualitativa, através da modalidade (procedimento) bibliográfica, histórica e documental. É também quanto a sua natureza e objetivos (finalidade), uma pesquisa aplicada, exploratória e explicativa. Adotando o procedimento metodológico do levantamento bibliográfico e análise de dados, a presente investida investigativa buscou avaliar o papel do Brasil no que diz respeito as iniciativas de integração e segurança dos países amazônicos, integrando essa abordagem com a compreensão da dinâmica de segurança integracional da Amazônia Transnacional, em especial a Amazônia Oriental. É com base nesse percurso, que surge como resultado uma análise ampliada da importância desta região na América do Sul, a partir de inúmeros caminhos conceituais e históricos, permitindo vislumbrar aspectos fundamentais dessa região.

Referências

DOMINGOS NETO, M.; MARTINS, M. D. Significados do nacionalismo e do internacionalismo. Tensões Mundiais, Fortaleza, v. 2, n. 2, p.44-48, jan./jul. 2006.

EXÉRCITO BRASILEIRO - EB . Noticiário do Exército. Rendição de Vila Brasil. Brasília: EB, 2015. Disponível em: <https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito>. Acesso em: 31 dez.2019.

EXÉRCITO BRASILEIRO - EB. Noticiário do Exército. 1º Pelotão Especial de Fronteira: Militares e Índios formam amálgama do povo Brasileiro, na defesa do País. Brasília: EB, 2019. Disponível em: <https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito>. Acesso em: 16 nov.2019.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL – IGHMB. II Ciclo de Estudos de História Militar da Amazônia. [S.l]: IGHMB, 2018. Disponível em: <https://www.ighmb.org.br>. Acessado em: 12 out. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Oiapoque - Panorama. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/oiapoque/panorama>. Acesso em: 08 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Silva Neto, F. L. da, & Frota, F. H. da S. (2021). Políticas Públicas de Defesa Nacional nas Fronteiras:: a ocupação militar na Amazônia Oriental. Inovação & Tecnologia Social, 3(8), 123–149. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10338

Edição

Seção

Artigos