Escola Família Agroextrativista do Cedro/Tartarugalzinho:

uma Política Pública Educacional para a formação de trabalhadores do campo

Autores

  • Cristilene de Moura Mendonça Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Alexandre de Almeida Barbalho Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela - UFBA e Professor nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10215

Palavras-chave:

políticas públicas, educação do campo, escola família, formação, potencialidades agroextrativistas

Resumo

O presente estudo intitulado: “Escola Família Agroextrativista do Cedro/Tartarugalzinho: uma Politica Pública Educacional para a formação de trabalhadores do campo” possui como eixo central compreender em que medida a politica pública educacional, voltada para a Educação do Campo, implementada por meio da Escola Família Agroextrativista do Cedro/ Tartarugalzinho influência na formação dos trabalhadores do campo e, no consequente desenvolvimento da produtividade agroextrativistas da comunidade. Para tanto, realiza uma breve abordagem sobre a história da Educação do Campo no Brasil; da criação das Escolas Famílias; da trajetória dessas escolas no Amapá; bem como evidencia a legislação vigente no país, quanto ao amparo para a Educação do Campo. A pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, tendo como principais técnicas de coletas de dados: levantamento bibliográfico, entrevista semiestruturada, observação e visita in loco. Os resultados obtidos demonstram a importância da Escola Família Agroextrativista do Cedro para a comunidade envolvida, em virtude de sua contribuição com a formação integral dos alunos e desenvolvimento das potencialidades produtivas nas propriedades familiares. Contudo, a falta de políticas públicas eficazes e a falta de regularidade do repasse financeiro pelo Governo de Estado, estão comprometendo o andamento das atividades do processo ensino-aprendizagem, bem como, a manutenção da escola.

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

Mendonça, C. de M., & Barbalho, A. de A. (2021). Escola Família Agroextrativista do Cedro/Tartarugalzinho:: uma Política Pública Educacional para a formação de trabalhadores do campo. Inovação & Tecnologia Social, 3(8), 69–87. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10215

Edição

Seção

Artigos