Quarentena como retiro: práticas meditativas no contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v1i2.13875

Palavras-chave:

saúde mental, meditação, pesquisa qualitativa, pandemia Covid-19

Resumo

O isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19 gerou mal-estar psicológico. As práticas meditativas, sendo ferramentas eficazes e acessíveis para o cuidado não farmacológico da saúde mental, mostraram-se importantes para promover o bem-estar psicológico nesse cenário desafiador. Este artigo visa discutir os efeitos das práticas meditativas relatados pelos praticantes durante o período de distanciamento físico causado pela pandemia de Covid-19. O estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para a coleta das informações. Recorremos à técnica de análise de conteúdo temática para o tratamento dos dados e utilizamos um questionário para caracterização sociodemográfica. Identificamos quatro categorias principais que refletem os efeitos das práticas meditativas na pandemia, quais sejam: Adaptação ao Contexto; Rotina de Autocuidado Autorreferido; Contemplação da Experiência Interna Sobre Si Mesmo e Sensação de Proximidade em Relação aos Outros. A análise das categorias permitiu avaliar a saúde mental como um estado dinâmico e interdependente, resultado da interação complexa entre fatores individuais e coletivos. Concluiu-se que a meditação, como uma prática das PICS, foi uma estratégia eficaz para o manejo de emoções perturbadoras, a redução da sensação de solidão e o fortalecimento da saúde mental durante o distanciamento físico. O estudo sugere a necessidade de pesquisas futuras para aprofundar a compreensão dos efeitos da meditação em outras situações de estresse, tanto para os indivíduos quanto para coletivos da sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Ramon Araujo de Carvalho, Faculdade de CIências Médicas da Unicamp

Graduando na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM-UNICAMP), com ampla experiência em pesquisa, ensino, extensão, estágios e participação em eventos acadêmicos. Na área de estágio, atuou como bolsista no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). Em pesquisa, desenvolveu a Iniciação Científica Quarentena como retiro: práticas meditativas no contexto de pandemia sob orientação do professor livre-docente Dr. Nelson Filice de Barros, no departamento de Saúde Coletiva da FCM-UNICAMP, sendo bolsista PIBIC/CNPq em 2022. Na área de ensino, desempenhou funções como monitor na disciplina Neurociências I - BS320 no módulo de Neuroimagem (1 semestre de 2022), na disciplina de Anatomia Patológica MD443 (2 semestre de 2022) e na disciplina de Semiotécnica da Observação Clínica - MD543 (1 semestre de 2023), todas na FCM-UNICAMP.

Nelson Filice de Barros, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular da Área de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (DSC/FCM/Unicamp). Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990-1993), especializado em Sociologia da Saúde no DSC/FCM/Unicamp (1994), onde também obteve os títulos de Mestre (1997), Doutor (2002), Livre-Docente (2013) e Titular (2022). Na FCM/Unicamp exerceu cargo de chefe adjunto do Departamento de Saúde Coletiva (2010-2012) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (2014-2016; 2018-2020; 2020-2022). Realizou pós-doutorado na Universidade de Leeds/UK (2006-2007) e Estágio Sênior na Universidade de Londres/UK (2017). Coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS). Coordenador do Curso de Formação de Especialistas em "Práticas Integrativas em Saúde: Expansão da Cultura de Cuidado". Coordenador do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da ABRASCO (2020-2023). Presidente do Research Committee 15 Sociology of Health/ International Sociological Association (2023-2027). Desenvolve pesquisa em Estudos Culturais em Saúde; Sociologia da Saúde; Sociologia das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde; Autoetnografia; Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa; Ensino das Ciências Sociais na Área da Saúde; e Saúde Coletiva.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

CARVALHO, R. A. de; BARROS, N. F. de. Quarentena como retiro: práticas meditativas no contexto de pandemia. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. e13875, 2025. DOI: 10.70368/gecs.v1i2.13875. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/13875. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

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Artigos

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