Sex education as a strategy to prevent sexual abuse of children and adolescents: na integrative review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v2i1.12214

Keywords:

Child sexual abuse, Sex education, Child protection

Abstract

This work aims to understand how sex education can be used as a strategy to prevent sexual abuse of children and adolescents. Our integrative literature review searched for articles published in the PubMed, Web Of Science, and Scopus data bases. We reached a total of eight articles, characterized according to the level of evidence and main findings through predefined criteria. Based on data inference, we grouped the results into two main thematic categories and their consequences, identifying strategies developed per the child’s stage, which aimed to teach playfully about appropriate and inappropriate touch, how to perceive and protect yourself from risky situations, and be more aware of these self-protection dynamics. Sex education is one of the best strategies for preventing child sexual abuse, and the movement towards training and strategies is already noticeable although it is still a taboo in many Brazilian contexts.

Author Biographies

Isabelle Carolline Veríssimo de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007.2). Mestre em Saúde Coletiva pela UFPE. Atualmente é Fisioterapeuta concursada da EBSERH, lotada na UTI Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio- UFC. Já foi fisioterapeuta da Marinha do Brasil (5 anos), onde atuou no Hospital Naval de Recife - PE. Tem experiência na área de Fisioterapia, além da área de ensino e é dotada de iniciativa em pesquisas para aprimoramento de seu conhecimentos. Amante da Saúde Pública. Aprovada em 6 concursos públicos. Doutorado em andamento em Saúde Coletiva, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Vitória da Silva Ricardo, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício De Nassau De Fortaleza – UNINASSAU (2021). Possui especialização em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Atualmente é psicóloga clínica - Clínica Crescer, e realiza atendimentos online.

Isabel Regiane Cardoso do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Gestão em Saúde pela UECE. Especialista em Cancerologia na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará. Especialista em Psicologia da Saúde pelo CRP-CE 11ª Região. Especialista em Gestão em Saúde pela UECE. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Stella Maris. Psicóloga pela Universidade Católica Rainha do Sertão - FCRS. Atuou na coordenação da Residência Multiprofissional em Pediatria do Hospital Infantil Albert Sabin, Fortaleza-CE. Atua como Docente e Supervisora de Estágios Profissionalizantes no curso de graduação em Psicologia da Faculdade Ari de Sá (FAS) e da Universidade Estadual do Ceará(UECE). Areas de interesse e estudo: Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Psico-oncologia; Psicologia Clínica de base fenomenológica-existencial; Cuidados Paliativos; Políticas Púbicas de Saúde; Saúde Coletiva e Gestão, Planejamento e Avaliação em Saúde; Educação Permanente em Saúde.

Diego da Silva Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro, especialista em saúde da família, Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira( UNILAB); especialista em Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Doutorando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; ex bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2013/2015 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNILAB (PIBIC/UNILAB) 2015/2017; ex-presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da UNILAB gestão "Enfermagem Atuante 2015/2016"; vinculado ao grupo de pesquisa "Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva" (UNILAB) cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa - CNPq e ex bolsista do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2018/2020).O meu interesse atual de estudo é trabalhar com os seguintes temas: Saúde Mental, Saúde Pública, Inteligência Artificial, Atenção Primária à Saúde, Saúde Sexual e Reprodutiva e Vigilância em Saúde. 

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Published

2024-03-18

How to Cite

FARIAS, I. C. V. de; RICARDO, V. da S.; NASCIMENTO, I. R. C. do; FERREIRA, D. da S. Sex education as a strategy to prevent sexual abuse of children and adolescents: na integrative review. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. e12214, 2024. DOI: 10.70368/gecs.v2i1.12214. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/12214. Acesso em: 22 nov. 2024.

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