Distribuição das atividades coletivas de educação em saúde para adolescentes no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE) no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.70368/gecs.v3i1.15459Palavras-chave:
adolescente, educação em saúde, sistema de informação em saúde, gestão do cuidado, programa saúde na escolaResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a distribuição das atividades coletivas de educação em saúde voltadas para adolescentes no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), no Estado do Ceará, entre os anos de 2018 e 2023, com base nos dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Trata-se de um estudo transversal e descritivo, baseado em dados secundários, cujo foco recai sobre a análise epidemiológica e a implicação das ações para a gestão do cuidado. Os resultados demonstram uma expressiva participação da categoria de enfermagem nas ações educativas, além de variações temáticas e geográficas significativas. A predominância de temas como combate ao Aedes aegypti e saúde sexual e reprodutiva revela a priorização de problemas de saúde pública relevantes. A análise permite inferir desigualdades regionais e a necessidade de estratégias mais equânimes na implementação das políticas de educação em saúde.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. e-Gestor Atenção Básica: SISAB - Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. Disponível em: https://sisab.saude.gov.br.
COSTA NUNES, M. A. et al. A importância da abordagem da saúde nas escolas após a pandemia de COVID-19: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 8, p. e7877, 2021.
LOPES, I. E. et al. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, v. 42, n. 118, p. 773–789, 2018.
CANDEIAS, N. M. F. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 209–213, 1997.
CARDOSO, V.; REIS, A. P. D.; IERVOLINO, S. A. Escolas promotoras de saúde. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 107–115, 2008.
MORAES, C. R. B.; FADEL, B. Ambiência organizacional, gestão da informação e tecnologia. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. Marília: FUNDEPE, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Thalita Caroline Costa Façanha, Valter Cordeiro Barbosa Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.










