Distribuição das atividades coletivas de educação em saúde para adolescentes no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE) no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v3i1.15459

Palavras-chave:

adolescente, educação em saúde, sistema de informação em saúde, gestão do cuidado, programa saúde na escola

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a distribuição das atividades coletivas de educação em saúde voltadas para adolescentes no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), no Estado do Ceará, entre os anos de 2018 e 2023, com base nos dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Trata-se de um estudo transversal e descritivo, baseado em dados secundários, cujo foco recai sobre a análise epidemiológica e a implicação das ações para a gestão do cuidado. Os resultados demonstram uma expressiva participação da categoria de enfermagem nas ações educativas, além de variações temáticas e geográficas significativas. A predominância de temas como combate ao Aedes aegypti e saúde sexual e reprodutiva revela a priorização de problemas de saúde pública relevantes. A análise permite inferir desigualdades regionais e a necessidade de estratégias mais equânimes na implementação das políticas de educação em saúde.

Biografia do Autor

Thalita Caroline Costa Façanha, Universidade Estadual do Ceará

Possui Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (2023-2025); Pós-Graduação LATO SENSU, na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva Escola de Saúde (2021). É enfermeira pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2018); Membro fundador da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia - UFC. Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Atividade Física, Saúde e Escola (GRAFES-IFCE-UECE); e apoio técnico do projeto ProMOVE Escolas + Saudáveis. Tem interesse na área de Enfermagem, Atenção Primária, Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, Saúde mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Estadual do Ceará

Cursou Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) durante dois anos (2007-2009). Concluiu o Mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como membro do Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte (CEPEE). Concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, onde permanece como pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/UFSC). Atualmente, é professor permanente do Curso de Educação Física, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor colaborador do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF - Polo IFCE). É Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Atividade Física, Saúde e Escola (GRAFES-IFCE-UECE, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3458438676083036) e coordenador do Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Educação, Saúde e Desenvolvimento Sustentável (LaPIS/UECE, RES. 2017/2025). É Bolsista de Produtividade do CNPQ - Nível 2 - Área de Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Educação Física e Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia da Atividade Física, Educação Física escolar, Estilo de Vida, Promoção da Saúde, Saúde do Jovem e Saúde na Escola.

Referências

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Publicado

05-10-2025

Como Citar

FAÇANHA, T. C. C.; FILHO, V. C. B. Distribuição das atividades coletivas de educação em saúde para adolescentes no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE) no Ceará. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2025. DOI: 10.70368/gecs.v3i1.15459. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/e15459. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

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Artigos

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